Aliança entre Neguinho da Leixa e Mazinha pode elevar a rejeição da candidata a 60%.
A pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto IPEX a pedido do jornal Folha da capital e divulgada recentemente aponta Mazinha como favorita, porém ao analisarmos o cenário “Rejeição” dos 03 candidatos, Neguinho pontou 51,5%, seguido de Marcos do Chico 27%, e Mazinha 8,5%.
Com Neguinho fora da disputa e apoiando Mazinha toda sua rejeição pode passar para a candidata e juntos somariam 60% de rejeição, que não é nada bom na reta final de campanha.
Reverter a rejeição, não é tarefa fácil, pois é preciso reverter uma imagem negativa, com diversos princípios e valores colados ao candidato. A rejeição eleitoral é um fenômeno social, gerado por questões pessoais ou ideológicas.
Conforme artigo publicado pelo site IPO (Instituto Pesquisas de Opinião) no dia 02/07/2024 com o tema: “O papel da rejeição nas eleições municipais”, a autora Elis Radmann, afirma que o eleitor faz a sua escolha sob o ponto de vista se utilizando de 03 visões dos candidatos:
- Candidato Rejeitado
- Candidato Respeitado
- Candidato Interessante
A autora do artigo ainda cita: Mapear a natureza da rejeição de um candidato é mais importante do que mapear o seu percentual. Como assim? É necessário se entender os motivos da rejeição, saber o quê as pessoas rejeitam no candidato (a) e isso pode ser prejudicial há algumas candidaturas pois a imagem de um pode refletir no outro, positivamente ou negativamente.