Crise hídrica em Caseara
Moradores de Caseara-TO se dizem indignados com o desempenho da ATS no município e proproem abaixo assinado em desfavor da autarquia estadual.
Sem água em suas torneira há dois dias, alguns setores de Caseara padecem com falta de água na rede pública e ameaçam entrar na justiça contra a autarquia estadual.
Há dois dias sem água em suas torneiras na maioria das residências, moradores se mobilizam para fazer um abaixo assinado contra a autarquia estadual que é responsável pelo abastecimento de água no município com uma concessão pública de cera de 30 anos, iniciada em 2013.
Segundo relatos de moradores neste período de estiagem sempre há muita falta de água no município, inclusive na cidade. Por outro lado a ATS não realiza os investimentos necessários a um bom desempneho do serviço e não há quaçquer tipo de atitude da empresa em resposta concreta do que está ocorrendo. “Eles dizem que estão resolvendo, mas nada acontece”!
Os moradores se mobilizam nas redes socias rumo a ação judicial contra a empresa.
Crise hídrica em 2019/2020
Há cerca de um mês, moradores de determinados bairros da cidade não têm água em suas casas. O morador Márcio do Jeová, relatou que a parte onde o problema é mais frequente é a chamada parte alta da cidade. “Á água não chega a alguns bairros que ficam na parte alta de Caseara, o que corresponde a uma boa parte da cidade”, relata.
O que disse a ATS?
“As ações realizadas já melhoraram significativamente a produção de água. Com os serviços que serão concluídos hoje, o abastecimento deve ser restabelecido integralmente. Além disso, a perfuratriz da agência já está no município onde será iniciada, nos próximos dias, a perfuração de mais um PTP, o que irá melhorar significativamente a produção de água”.
Crise Hídrica 2023/2024
Em dezembro de 2023 o problema voltou a se intensificar mesmo no início do iverno amazônico.
2024 os gestores se mobilizam e vão até a ATS:
Os vereadores Ângela da Toinha (UB), Suair Mariano de Melo (PSD), Professora Venuza Mesquita (PSC) e Aurinete (PSD) e o prefeito interino de Caseara Marcos do Chico (PTB), participaram de uma reunião com a cúpula da ATS, nesta segunda-feira, 22 janeiro de 2024, em Palmas – TO.
A vereadora Ângela da Toinha, destacou o acordo formalizado na reunião, “ficou acordado que será construído um novo reservatório de água, manutenção, limpeza da caixa d’água duas a três vezes por ano, e a manutenção dos aparelhos”, informou a parlamentar.
Os moradores também terão participação no saneamento realizado pela empresa estatal, “o cidadão que for prejudicado, tirar foto da água suja, anotar o dia, que será ressarcido”, afirmou a unista.
Com os acordos firmados, parlamentares e prefeito interino, esperam resolver de vez, a distribuição de água em Caseara – Tocantins.
Em Agosto de 2024 o problema volta a se instalar!