Trem com carga de grãos inicia operação em Alvorada no Tocantins
A Rumo, maior concessionária de ferrovias do país, inicia neste mês de agosto as primeiras operações de transporte de grãos entre o terminal de Alvorada (TO) e o Porto de Santos (SP). Com composições de até 80 vagões partindo do município tocantinense, a empresa alerta a população dos municípios da região sul do Estado (Alvorada e Talismã), bem como do Norte de Goiás (Uruaçu, Porangatu, Goianésia, Jaraguá e região) que passarão a conviver com o fluxo frequente de trens na região. Antes, o fluxo de trens chegava somente até o município de Anápolis (GO).
A nova operação em Alvorada (TO), surge como uma nova alternativa logística para a economia agrícola do estado, recebendo cargas do Tocantins, da Bahia e do leste de Mato Grosso. Tatiana Montorio, coordenadora de Responsabilidade Social da Rumo, afirma que a partir de agora a população que reside próximo à ferrovia deve ficar atenta. De acordo com as leis de trânsito, a preferência em um cruzamento, é sempre do trem.
“Nós temos uma equipe de maquinistas altamente capacitada e treinada para operar os trens seguindo rigorosamente os padrões de segurança da operação. Sempre que as composições cruzam rodovias ou locais com passagens para pedestre, os maquinistas acionam a buzina para alertar da proximidade do trem”, destaca Tatiana.
No entanto, os cuidados vão para além do trânsito. Segundo Tatiana, é necessário que a população tenha cuidado também com os animais. “A ferrovia passa também por áreas rurais, então é fundamental que a população deixe os animais em áreas cercadas e sem acesso livre à linha férrea para evitar qualquer risco de atropelamento”, explica.
Dicas de segurança
Para uma operação ferroviária mais segura para todos, a empresa lista abaixo algumas dicas básicas de segurança para toda a população:
Motoristas:
• Sempre pare o veículo antes de realizar a travessia e certifique-se de que não há trens se aproximando;
• Para realizar uma travessia segura, tenha atenção redobrada à sinalização visual (placas de trânsito) e sonora (buzina da locomotiva);
• Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima;
• Fique atento à sinalização de Pare, Olhe e Escute. Essa atitude salva a sua vida, salva a vida de todos.
Moradores:
– Realize a travessia somente em passagem em nível (PN) oficial ou passarelas de acesso, redobrando atenção para o sinal sonoro do trem e as placas de sinalização;
– Sempre mantenha uma distância segura dos trens, seja eles parados ou em movimento;
– Nunca caminhe sobre os trilhos. Essa é uma prática imprudente e com risco de morte. Somente pessoas autorizadas podem circular em áreas operacionais da ferrovia;
– Nunca pegue carona nos trens e não pratique surfe ferroviário. São atividades ilegais e que colocam a vida em risco.
– Não deixe seus animais com livre circulação para a área operacional da ferrovia. Mantenha seu terreno devidamente cercado e protegido.
Por Ascom.