Tóquio e Pequim têm novos restaurantes estrelados pelo Guia Michelin
No mês de outubro, duas grandes capitais asiáticas receberam novas avaliações de restaurantes do Guia Michelin. As edições de 2025 foram reveladas para Tóquio, capital do Japão, e para Pequim, capital da China.
A 18ª edição do guia dedicado a Tóquio tem 170 restaurantes estrelados e 110 restaurantes na lista Bib Gourmand. As novidades ficam por conta das três estrelas do Sézanne, que antes tinha duas, e a elevação do Tempura Motoyoshi a duas estrelas. Ao todo, 13 novos restaurantes receberam a primeira estrela.
Já em Pequim, a edição do guia de 2025 inclui 33 restaurantes estrelados e 21 Bib Gourmand. Ao todo, uma casa foi elevada a duas estrelas e três novos estabelecimentos contam com uma estrela Michelin.
Restaurantes estrelados em Tóquio
Situado dentro do Four Seasons Hotel Tokyo at Marunouchi, o restaurante Sézanne foi elevado a três estrelas Michelin. Neste ano, ele já havia sido eleito o Melhor Restaurante da Ásia pelo Asia’s 50 Best Restaurants.
O restaurante é uma ode à culinária francesa com toques modernos pelas mãos do chef executivo Daniel Calvert. A casa, que fica no sétimo andar do hotel, trabalha com menus degustação sazonais que misturam ingredientes franceses com influências japonesas.
O restaurante recebeu a primeira estrela em 2022, a segunda em 2023 e agora exibe a distinção máxima. Com isso, Tóquio passa a ter, ao todo, 12 restaurantes com três estrelas Michelin.
Outra novidade é a elevação do restaurante Tempura Motoyoshi para duas estrelas. Pilotado pelo chef Kazuhito Motoyoshi, que usa técnicas inovadoras para a tempurá, o endereço fica em Shibuya e acomoda nove comensais no balcão. A casa trabalha com um menu omakase em dois turnos no jantar.
No quesito sustentabilidade, o Daigo entrou para o rol de restaurantes com estrela verde em Tóquio. O local, que já possui uma estrela Michelin, é especializado na culinária Shojin, a cozinha vegetariana tradicional japonesa, e serve menus em etapas.
Além destes estabelecimentos, 13 novos restaurantes entraram para a família de uma estrela Michelin em Tóquio. São eles:
- Primo Passo
- Yakitori Takahashi
- Héritage by Kei Kobayashi
- Yama
- Sanosushi
- Kappo Muroi
- Yotsuya Minemura
- Higashiyama Muku
- CYCLE by Mauro Colagreco,
- apothéose
- hortensia
- Saucer
- Hakunei
Confira a seleção completa do Guia Michelin em Tóquio aqui.
Restaurantes estrelados em Pequim
Em Pequim, a grande novidade fica por conta do Lu Shang Lu, elevado à categoria de duas estrelas Michelin. O restaurante, que fica na área do arranha-céu Sunshine Financial Center, é especializado na culinária da província de Shandong, com foco na cozinha de Confúcio, com pepino-do-mar e frutos do mar enviados diariamente da península de Jiaodong.
A casa tem por trás o chef Haoquan Wang e o guia recomenda o pato assado de 45 dias servido com caviar, biscoitos de camarão e panquecas de Shandong.
O destaque ainda vai para os três novos restaurantes que passam a ostentar uma estrela Michelin. São eles: o francês Blackswan, o europeu The Georg e o restaurante cantonês The House of Dynasties.
Pequim possui dois restaurantes com três estrelas Michelin, os quais mantiveram a distinção nesta nova edição. São eles o Xin Rong Ji (Xinyuan South Road), com foco na culinária de Taizhou e nos peixes do Mar da China Oriental; e o Chao Shang Chao (Chaoyang), que faz versões dos clássicos da região de Chaozhou.
Confira a seleção completa do Guia Michelin em Pequim aqui.