Taormina: hotéis históricos com vistas para o Mar Jônico seduzem viajantes

Taormina: hotéis históricos com vistas para o Mar Jônico seduzem viajantes
Publicado em 20/07/2024 às 08:41

Joia da Sicília, Taormina seduziu artistas e pintores nos séculos passados e continua a conquistar viajantes do mundo todo com sua gastronomia incomparável, com sua história bem preservada – que data desde os tempos antigos – e com suas belas paisagens para o Mar Jônico.

Como de se esperar, a cidade conta com uma hotelaria à altura. Alguns dos hotéis mais emblemáticos desta porção da Itália ficam aqui e, desde o século 19, atraem personalidades icônicas e jet setters. Hoje, construções históricas preservadas dão lugar a hotéis luxuosos onde hospitalidade, boa mesa e vistas privilegiadas são a regra.

É o caso dos hotéis da Belmond e da rede Four Seasons na cidade, que, no passado, viu nomes como o escritor Oscar Wilde e a atriz Audrey Hepburn passarem por suas portas. Para quem gosta de ainda mais intimidade, o Hotel Villa Ducale dá conta do recado no alto de uma encosta com apenas 19 quartos.

A seguir, confira alguns dos melhores hotéis de Taormina e saiba onde se hospedar em uma próxima viagem.

Os melhores hotéis para se hospedar em Taormina, na Itália:

  • Belmond Grand Hotel Timeo

Considerado o primeiro hotel de Taormina, o Belmond Grand Hotel Timeo foi a minha casa durante as gravações da 7ª temporada do CNN Viagem & Gastronomia e possui 150 anos de vida. Durante mais de um século, grandes personalidades passaram por suas portas, desde Oscar Wilde até Truman Capote, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor e Madonna.

Com mais de dois hectares de jardins em terraços e 70 acomodações, o hotel evoca o glamour do passado ao mesmo tempo que carrega um charme do presente. Uma de suas melhores qualidades é a localização, já que, praticamente, tem o Teatro Grego como quintal – uma passagem discreta nos leva aos bastidores desta que é uma das maravilhas do mundo antigo.

Vistas para o mar e para o Etna nos inspiram e convidam ao descanso. O spa se abre para a vegetação e a gastronomia é outro ponto alto: o restaurante Otto Geleng tem uma estrela Michelin com mesas para até 16 comensais por noite, mas o Restaurante Timeo, o Bar Timeo e o Timeo Grill não deixam nada a desejar com seus frutos do mar frescos e coquetéis caprichados.

Tours intimistas pelo teatro, passeios na cidade e nos arredores do Etna e saídas de barco durante o verão são algumas das experiências oferecidas. Também é possível usar a praia privativa do hotel irmão Belmond Villa Sant’Andrea por meio de serviço de translado gratuito aos hóspedes.

  • Belmond Villa Sant’Andrea

Construído em 1919 por uma família da aristocracia, o Belmond Villa Sant’Andrea é rodeado de jardins e possui 67 quartos com vistas diretas para uma enseada. Isso porque o hotel fica em uma praia privativa na Baía de Mazzarò, facilmente acessada pelo teleférico em uma viagem de menos de 5 minutos do centro de Taormina.

O local possui beach club próprio, o Lido Villeggiatura, com direito a cabanas mediante reserva. O restaurante Brizza, que abre somente na temporada, fica na praia e oferece uma experiência mais desenhada para poucos comensais; já o Ristorante Sant’Andrea conta com lindas vistas e serve menus sazonais com foco em peixes frescos. Bar e grill completam as opções.

Entre as outras experiências, ioga pela manhã, esportes aquáticos e até aulas de pintura em cerâmica e de mixologia são algumas das atividades propostas. Barcos privativos também podem ser alugados para um dia al mare.

  • San Domenico Palace, Taormina, A Four Seasons Hotel

Situado no topo de uma colina, o San Domenico Palace tem vistas dietas para o mar Jônico e foi originalmente construído como um convento no século 14. Transformado em hotel na segunda metade do século 19, pessoas ilustres descansaram por aqui, como o rei Eduardo VII da Inglaterra, os escritores Oscar Wilde e D.H Lawrence, e atrizes como Greta Garbo e Sophia Loren.

Foi palco de festas inigualáveis quando reaberto após a 2ª Guerra Mundial e passou a ser do selo Four Seasons em 2021, que remodelou as 111 acomodações com uma mistura de design contemporâneo e elementos históricos. Afrescos e relíquias originais do convento convivem com os hóspedes nos corredores e os jardins italianos são cuidadosamente cultivados.

O Principe Cerami é o restaurante assinatura e possui até uma estrela Michelin por conta de sua cozinha siciliana requintada. Já o Anciovi foca em peixes e frutos do mar frescos e fica bem ao lado da piscina infinita de 21 metros. Vale lembrar que tudo isso está na 2ª temporada de “The White Lotus”, que tem o hotel e Taormina como cenários de fundo. As buscas pelo San Domenico Palace chegaram a disparar na época, como revelou a administração ao CNN Viagem & Gastronomia.

  • Hotel Villa Ducale Taormina

Para os que desejam ainda mais intimidade e paisagens apaixonantes, o Villa Ducale aparece como boa opção. O hotel boutique tem apenas 19 acomodações e fica bem no alto de uma encosta, resultando em vistas que enquadram desde o mar até o Monte Etna.

Quem está por trás do local é a Família Quartucci, que dá as boas-vindas aos hóspedes desde 1993 e que também comanda o hotel Villa Carlotta na cidade, situado próximo da Corso Umberto. Divididas em pelo menos seis categorias, as acomodações variam em tamanho e foram totalmente renovadas em 2021, trazendo designs italianos e sicilianos para dentro do quarto.

O terraço é parte vital do hotel, onde são servidos desde cafés da manhã até jantares, com pratos saídos do único restaurante, que usa ingredientes sazonais. A Chiesa Madonna della Rocca, uma das atrações de Taormina, está a poucos metros do hotel e é possível acessar partes da cidade por meio de escadarias ou ainda com uma curta viagem de carro.

Palácio italiano do século 19 é hoje um dos melhores hotéis da Sicília

Newsletter
Inscreva-se e receba nossas notícias em seu e-mail.