Seduc recebe visita de consultora do MEC e forma comissão para tratar da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Iniciativa do Ministério da Educação tem o objetivo de promover a educação ambiental nas escolas
Nessa quarta-feira, 28, a Secretaria de Estado da Educação recebeu a consultora da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), Fernanda Rodrigues, para dar início às ações da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.
No encontro, que reuniu representantes da Superintendência da Educação Básica (Seb) da Seduc e de outras secretarias estaduais, a consultora do MEC explicou os objetivos da conferência. “O objetivo é pedagógico e busca apoiar as secretarias estaduais e municipais de Educação na promoção da participação social, incentivando a mobilização e a ação dos estudantes sobre questões ambientais e justiça climática”, pontuou.
Na oportunidade também foi formada a comissão estadual, composta por representantes da Seduc, Instituto Natureza do Tocantins, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais, Universidade Estadual do Tocantins e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.
A diretora de Currículo e Avaliação da Aprendizagem Seduc, Gabriela Fernanda do Carmos, ressaltou a importância da comissão para dar continuidade às ações da conferência. “É um trabalho colaborativo e integrado. A comissão vai dar o apoio necessário para a construção de iniciativas sustentáveis a serem trabalhadas com os nossos estudantes”, completou.
O cronograma de atividades tem início no mês de novembro deste ano com a Conferência nas Escolas e tem previsão para ser encerrado em maio de 2025, com a realização da Conferência Nacional, em Brasília.
VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA (MEC/MMA) é um processo pedagógico que, desde 2003, envolve as comunidades escolares de todo o Brasil, voltado para o fortalecimento do protagonismo estudantil e exercício da cidadania ambiental, a partir de uma educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora.
Nas cinco edições da CNIJMA realizadas ao longo de quinze anos (2003-2018), participaram mais de 20 milhões de pessoas, entre adolescentes de 11 a 15 anos (como delegado/as), jovens de 16 a 29 anos (como mobilizadores, facilitadores, oficineiros, gestores etc.), professores e adultos das comunidades escolares (acompanhantes e participantes da Conferência na Escola), gestores da educação e do meio ambiente (organização local e nacional). Foram mobilizadas, por edição, em média, 14 mil escolas em todos os estados brasileiros.