Rio de Janeiro ganha roteiro de samba com atrativos pelo subúrbio carioca

Rio de Janeiro ganha roteiro de samba com atrativos pelo subúrbio carioca
Publicado em 09/12/2024 às 08:13

A cidade do Rio de Janeiro ganhou o projeto Rota do Samba, que conta com roteiros temáticos com ferramentas interativas em lugares marcados pela força histórica do samba.

O objetivo é promover a economia local e fortalecer o turismo internacional na Cidade Maravilhosa. A iniciativa foi lançada oficialmente na semana passada pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).

O primeiro roteiro do projeto passa por 10 pontos ligados à história do samba no bairro de Oswaldo Cruz, na zona norte da capital fluminense. Batizado de Caminho do Samba em Oswaldo Cruz, o roteiro abrange locais como a Casa do Candeia, a Feira das Yabás, a Quadra da Portela, o Bar do Seu Nozinho, a Casa da Tia Doca e o Circo São Jorge.

O trajeto tem curadoria de Marquinhos de Oswaldo Cruz, idealizador do Trem do Samba e da Feira das Yabás; da Diáspora Black, que promove e valoriza a memória negra; e de Karol Duarte, da operadora de turismo Guiadas Urbanas.

A Rota do Samba

Outros roteiros devem ser lançados em breve para além do Caminhos do Samba em Oswaldo Cruz. Para tanto, mapas interativos, audioguias, roteiros bilíngues autoguiados e ferramentas de realidade aumentada fazem parte das rotas.

Passeios gratuitos guiados para estrangeiros ocorrerão aos sábados, em que visitantes contarão com suporte de audioguias e narrativas acessíveis por QR codes. O projeto também promove a capacitação de guias e de estudantes de turismo com foco nas rotas e no afroturismo.

A Rota do Samba é uma iniciativa do EmbraturLAB, braço de inovação da agência, que também lançou neste ano o Desafio de Turismo Gastronômico, uma competição de startups o objetivo de encontrar soluções que promovam o turismo gastronômico nacional por meio de destinos, rotas e experiências.

Vale lembrar que outras rotas temáticas pelo Rio de Janeiro foram lançadas neste ano, como a rota Rio Literário e a Rota Machado de Assis, que destacam endereços significativos da cidade com base no legado da literatura. O Rio de Janeiro é, inclusive, uma Cidade Criativa da Literatura pela Unesco.

14 restaurantes brasileiros estão entre os mil melhores do mundo

Newsletter
Inscreva-se e receba nossas notícias em seu e-mail.