Restaurantes de Doha recebem as primeiras estrelas do Guia Michelin

Restaurantes de Doha recebem as primeiras estrelas do Guia Michelin
Publicado em 23/12/2024 às 12:00

A primeira seleção de restaurantes do Guia Michelin em Doha chegou oficialmente a capital do Catar neste mês de dezembro. Ao todo, 33 restaurantes fazem parte desta primeira edição.

Dois restaurantes receberam a primeira estrela Michelin, enquanto outros quatro receberam o selo Bib Gourmand, que avalia endereços com boas cozinhas a um bom custo-benefício. Outros 27 entraram para as recomendações do guia.

A cerimônia foi sediada em um dos salões do Raffles Doha, hotel que ocupa parte de um edifício em forma de duas espadas gigantes.

Restaurantes estrelados em Doha

Dois restaurantes da capital do Catar receberam as primeiras estrelas Michelin. Um deles é o Jamavar, restaurante indiano original de Mayfair, em Londres.

Situado dentro do Sheraton Grand Doha Resort & Convention Hotel, na área de Corniche, o local é supervisionado pelo chef Surender Mohan e possui um extenso cardápio que abrange todas as regiões da Índia. O guia destaca que a casa utiliza “ingredientes finos” e entrega “sabores ousados”. A especialidade é o Laal Maas, um pernil de cordeiro preparado lentamente durante oito horas.

O outro endereço condecorado com uma estrela Michelin é o IDAM by Alain Ducasse, no último andar do Museu de Arte Islâmica. De assinatura de Alain Ducasse, quem está à frente da cozinha é o chef francês Fabrice Rosso, que serve menus degustação sazonais de inspiração francesa com toques da cultura catari.

Muitos dos pratos são preparados à mesa e, segundo o guia, os componentes são “requintados em todos os sentidos”, incluindo as sobremesas, como ravióli de chocolate e laranja. O bartender da casa, Robi Ratan, recebeu ainda o prêmio de Coquetéis Excepcionais.

Restaurantes Bib Gourmand e destaques

Quatro restaurantes de Doha receberam o selo Bib Gourmand. O Isaan é um deles: dentro do Grand Hyatt Hotel, o amplo endereço foca na cozinha tailandesa. Quem comanda o local é a chef Sirijan Saelee, que recebeu o prêmio de Jovem Chef do guia.

No quarto andar do Museu Nacional do Catar, o Jiwan também entrou para a seleção Bib Gourmand. Aqui, os comensais podem desfrutar de pratos catari com toques modernos.

O Argan, localizado em um hotel boutique a beira do Souq Waqif, mercado tradicional com produtos típicos do Oriente Médio, está na lista e serve pratos marroquinos. Receitas como tagine e cuscuz marroquino são as especialidades.

Por fim, o Hoppers também recebeu o selo. No centro da cidade, a casa é uma unidade do restaurante londrino de mesmo nome e foca em especialidades do Sri Lanka e do sul da Índia. Curries acompanhados de dosas são alguns dos carros-chefes.

Entre os destaques dos restaurantes recomendados pelo guia aparecem nomes famosos, como o Zuma, Nobu e o Coya.

O asiático Morimoto, do chef japonês Masaharu Morimoto, com casas em Las Vegas, Cidade do México e Bordeaux, consta na relação e recebeu o prêmio de Melhor Serviço, direcionado para o gerente geral Paulo Bastos.

Confira a relação completa de restaurantes do Guia Michelin em Doha neste link.

Restaurante no Rio é eleito o melhor italiano do mundo fora da Itália

Newsletter
Inscreva-se e receba nossas notícias em seu e-mail.