Eleições 2024
Pesquisa eleitoral divulga a intenção de votos para prefeito de Caseara e revela um cenário surpreendente. Mazinha venceria Marcos do Chico e Neguinho juntos.
Pesquisa recente realizada pelo Instituo IPEX nos dias 14 e 15/09 revela que Mazinha ganharia as eleições de Marcos do Chico e Neguinho juntos. Ou seja a Virada da Mazinha.
Apesar do resultado se mostrar muito diferente da última pesquisa eleitoral realizada em julho pelo Instituto Skala (também registrada no TSE seguindo os ritos legais) a recente pesquisa aponta um cenário estranho, difícil de se imaginar levando se em conta a movimentação dos 03 candidatos desde o início da campanha eleitoral.
Veja os locais na cidade onde foi realizada a pesquisa na pesquisa IPEX.
A pesquisa custou R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais) à empresa Jornal Folha da capital.
Veja o grau de instrução dos entrevistados:
Veja o nível de rendimento dos entrevistados:
Listamos alguns ítens que podem servir de referência para tentar entender essa surpresa que se apresentou pelos números apresentados na pesquisa recente realizada pelo Instituo IPEX e divulgada pelo jornal Folha da Capital.
A análise interpretativa fica a cargo de cada leitor quanto as informações apresentadas acima, contudo, é importante destacar:
- Mazinha possui o dobro, a menor, de candidatos a vereadores em relação a Marcos do Chico e Neguinho da Leixa respectivamente. Entedamos que candidatos a vereador angariam votos para a chapa majoritária.
- É possível verificar ainda que nos eventos de adesivaço, Mazinha apresentou o menor número de carros e motos adesivados, isso por aqui demonstra apoio político de forma quantitativa.
- Na realização de reuniões com a presença de público a Coligação de Marcos do Chico tem demonstrado um quantitativo bem significante de pessoas presentes, seguido por Neguinho da Leixa. Não sabemos ao certo o quantitativo (a conta fica a cargo de análise visual nas mídias divulgadas pelos eleitores e simpatizantes nas redes sociais) contudo, aparentam ser bem expressivas;
- Por outro lado, até o presente momento não circulou nas redes sociais e nem nas páginas oficiais divulgação da candidata Mazinha alguma reunião de sua coligação que mostrasse um público superior a 100 pessoas.
Por essas razoes e outras fica a dúvida no ar. Poderia os números revelar a real situação da disputa eleitoral em Caseara-TO sem a manipulação dos mesmos? Ou há a tentativa de confundir a cabeça do eleitor com números fora da realidade dos fatos?
O certo é que uma virada nessa rapidez e intensidade assusta bastante os que buscam entender os números apresentados na pesquisa.
Se considerado o resultado da pesquisa como assertiva, a tendência seria que Mazinha ganharia as eleições de Marcos do Chico e Neguinho juntos.
Nesta perspectiva, Mazinha surpreende a todos e sua campanha tímida, a exemplo de fogo de monturo, demonstrou se eficaz e o uso da estratégia certa, digna de aplausos, de pé. É uma verdadeira lição de superação no jogo político local!