Onde os chefs comem? Com Felipe Silva, do Osli Restaurante, no sul do Brasil
Com mais de 15 anos de experiência na área de alimentos e bebidas de hotéis e restaurantes de alto padrão, o chef Felipe Silva é atualmente o nome por trás do Osli Restaurante, em Florianópolis, capital de Santa Catarina.
Inaugurado em 2021, o endereço possui um espaço intimista no térreo do LK Design Hotel, que faz esquina com a avenida Beira-Mar.
No restaurante, o chef segue a filosofia de aliar técnica e inovação em pratos clássicos e inusitados, já que serve uma culinária contemporânea com raízes regionais.
Cardápio criativo e produtos frescos são o foco do chef, que, fora de sua cozinha, também sai pela capital catarinense e por outras cidades do sul para experimentar os mais diversos sabores.
Confira dicas de onde comer no sul do Brasil, segundo o chef Felipe Silva:
Puro Oyster Bar (Florianópolis)
O Puro Oyster Bar, comandado pelos chefs e sócios Pedro Soares e Narbal Corrêa, oferece uma das experiências gastronômicas mais frescas de Florianópolis. Além de chef, Narbal é mergulhador, garantindo ingredientes fresquíssimos.
A criatividade de Pedro Soares complementa o conceito, resultando em pratos únicos: um dos meus favoritos é o crudo de peixe do dia, acompanhado de ostras in natura e de uma acidez marcante, finalizado com ponzu da casa. O Puro também oferece um surpreendente menu degustação, funcionando mediante reserva.
Puro Oyster Bar: Avenida dos Búzios, 1800 – Jurerê, Florianópolis – SC / Tel.: (48) 99143-1414 / Horário de funcionamento: terça a sexta, das 18h às 23h; sábado e domingo, das 12h às 18h; fechado às segundas.
Artusi Ristorante (Florianópolis)
O Artusi Ristorante se destaca pela excelência em culinária italiana. Lá, sempre peço o nhoque de mandioquinha com creme de queijo grana padano, servido com filé mignon e roti, um prato que é simplesmente irresistível.
O restaurante faz parte do grupo gerenciado por Alysson Müller, responsável por outras quatro casas em Florianópolis.
Artusi Ristorante: Rua Bocaiúva, 2090 – Centro Florianópolis – SC / Tel.: (48) 3037-2228 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11h30 às 16h e 18h45 às 23h20; aos sábados e domingos, das 12h às 16h e 18h45 às 23h20.
Rocca (Florianópolis)
No norte de Florianópolis, em Jurerê, está o Rocca, comandado pelos chefs Tiago Soar e Arthur Viveiros, com uma proposta autoral e internacional.
A entrada imperdível é o corn ribs com maionese de manteiga e parmesão, finalizado com pó de cebolete — uma combinação de crocância e sabor que faz desse prato um dos mais pedidos do menu.
Rocca: Alameda César Nascimento, 322, Loja 94 – Jurerê, Florianópolis – SC / Tel.: (48) 99146-0198 / Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 18h às 23h.
Restaurante Dudu (Balneário Camboriú)
Já em Balneário Camboriú, o Restaurante Dudu, comandado pelo chef Dudu Poerner, é imperdível para os amantes de arroz.
Meu prato favorito é a paella de frutos do mar, preparada com arroz biodinâmico em um caldo fantástico de sabor único, açafrão, pimentões e uma generosa porção de frutos do mar grelhados na brasa.
Restaurante Dudu: Avenida Atlântica, esquina com a Rua 4.100, 30 – Centro, Balneário Camboriú – SC / Tel.: (47) 99690-0523 / Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 15h e 19h às 23h; aos domingos, das 12h às 16h.
Caium (Penha)
A cidade de Penha, além de abrigar o parque Beto Carrero, é conhecida pelo restaurante Caium, de Fabio Spinosa, e por sua beleza. Com apenas 26 lugares, a casa é sinônimo de tranquilidade, boa comida e de excelentes vinhos naturais.
Entre meus pratos favoritos está o arroz com caldo de polvo, tinta de lula, aioli de alho assado, queijo Vale do Testo e polvo grelhado na brasa. É um lugar que vale a viagem desde Florianópolis para desfrutarmos dessa experiência. Vale dizer que só funciona aos fins de semana e feriados mediante reserva.
Caium: Rua João Manoel de Souza 182 – Centro, Penha – SC / Tel.: (47) 98831-3157 / Horário de funcionamento: sexta, das 19h às 21h30; sábado, das 12h30 às 15h e das 19h30 às 21h30; domingo, das 12h30 às 15h.
Oito bares brasileiros estão entre os 500 melhores do mundo em 2024