Oportunidades de negócios
O PIB de Caseara
O que é um PIB?
O Produto Interno Bruto (ou apenas “PIB”) é a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma economia durante um certo período. Portanto, o PIB nos ajuda a avaliar se a economia está crescendo e se o padrão de vida e bem-estar social está melhorando.
Crescimento do PIB
Entre 2006 a 2020, o crescimento do PIB municipal apresentou o 3° melhor desempenho da região imediata. Nos últimos dez anos, o crescimento nominal do nível de atividade da cidade foi de 1463,3% e a taxa apresentada dos últimos 5 anos foi de 177,7%.
Geração de Empregos
De janeiro a setembro de 2023, foram registradas 333 admissões formais e 299 desligamentos, resultando em um saldo de 34 novos trabalhadores. Este desempenho é superior ao do ano passado, quando o saldo foi de -33.
Na pequena região de Paraíso do Tocantins este é o 7º melhor desempenho em termos absolutos. Considerando a geração de vagas pelo tamanho da população, a cidade é a 9º que mais cresce na pequena região de Paraíso do Tocantins.
Destacam-se positivamente as lavouras temporárias (12), a telecomunicação por fio (10) e os transportes aquaviários (5).
Potencial de Consumo
O município possui 850 empregos com carteira assinada, a ocupação predominante destes trabalhadores é a de tratorista agrícola (75), seguido de trabalhador agropecuário em geral (70) e de trabalhador de pecuária polivalente (67). A remuneração média dos trabalhadores formais do município é de R$ 2,2 mil, valor abaixo da média do estado.
A concentração de renda entre as classes econômicas em Caseara pode ser considerada normal e é relativamente superior à média estadual. As faixas de menor poder aquisitivo (E e D) participam com 62,1% do total de remunerações da cidade, enquanto que as classes mais altas representam 5,4%. Destaca-se que a composição de renda das classes mais baixas da cidade têm uma concentração 19,1 pontos percentuais maior que a média estadual, já as faixas de alta renda possuem participação 16,7 pontos abaixo da média.
Do total de trabalhadores, as três atividades que mais empregam são: cultivo de soja (283), administração pública em geral (183) e seleção e agenciamento de mão-de-obra (89). Entre os setores característicos da cidade, também se destacam as atividades de cultivo de soja e transporte por navegação de travessia intermunicipal.