Montevidéu: um roteiro gastronômico pelos bairros mais charmosos da cidade

Montevidéu: um roteiro gastronômico pelos bairros mais charmosos da cidade
Publicado em 26/12/2024 às 08:45

Montevidéu é uma cidade que une tradição e modernidade, e seus bairros são um reflexo dessa rica diversidade. Entre avenidas arborizadas e casarões históricos, a cena gastronômica se destaca, que vai desde as clássicas parrillas até bares modernos e cafés que parecem ter saído da ficção.

Daniela Falcão, fundadora do hub Nordestesse, que fomenta a produção de marcas e serviços de empreendedores nordestinos, esteve recentemente na capital uruguaia e compartilha dicas de onde comer em três áreas icônicas da cidade, como as imediações de Carrasco, Pocitos e Ciudad Vieja.

Carrasco

É o bairro mais novo e abastado de Montevidéu, com clubes de tênis, casas com jardins imaculados, grifes estrangeiras e alguns segredos gastronômicos. A 20 minutos do aeroporto, a região tem em suas proximidades praias, clube de polo, parque e shopping.

Confira a seguir onde comer em Carrasco:

Bar Arocena

Aberto desde 1929, o Arocena é um boteco que serve o melhor chivito da cidade. Chivito é uma espécie de hambúrguer uruguaio, mas com um belo bife no lugar da carne moída prensada. O lanche completo vem com queijo, presunto, bacon, alface, tomate e um ovo. Se preferir, é possível pedir no prato, sem pão.

A casa ainda serve outras versões, como o vegetariano, com abobrinha e berinjela; o simples, só com bife, tomate, alface e maionese; uma versão com pancetta e outra em dobro, que serve duas pessoas.

Bar Arocena: Av. Alfredo Arocena, 11500 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai / Tel.: +598 2600 0483 / Funcionamento: todos os dias, das 9h às 3h. 

García – Parrilla Clásica y Bar

Para comer uma boa parrilla, o García é o endereço certo em Carrasco e em Montevidéu. Conhecido como um dos melhores endereços para carnes na capital, o restaurante utiliza apenas cortes premium com padrão de exportação.

As refeições são bem servidas e vale dizer que, durante a semana, o almoço é ideal para dar uma espiada nos executivos locais. Uma filial da casa também está presente em Punta Carretas.

García – Parrilla Clásica y Bar: Av. Arocena 1587, Carrasco, Montevidéu, Uruguai / Tel.: +598 9200 1967 (WhatsApp) / Funcionamento: todos os dias, das 9h às 2h.

Região de Punta Carretas, Pocitos, Parque Rodó e Cordón

São bairros que ficam entre Carrasco e o centro velho. Aqui há uma mistura de áreas residenciais e comerciais, com destaque para prédios dos anos 1960 e 1970 à beira-mar e casas ruas adentro.

É onde a cena noturna ferve com restaurantes, bares de tapas e de jazz, que ficam movimentados até meia-noite. Confira a seguir onde comer na região de Punta Carretas e Pocitos:

La Perdiz

É uma das melhores parrilas de Montevidéu. A casa tem um ambiente bastante agradável e tem uma pegada mais moderninha em comparação com as casas de parrilla tradicionais.

Além de carnes vermelhas e massas, o restaurante serve ainda peixes e frutos do mar.

La Perdiz: Guipúzcoa 350, 11300 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai / Tel.: +598 2711 8963 / Funcionamento: domingo a terça-feira, das 12h às 16h e das 19h à 0h; quarta e quinta, das 12h às 16h e das 19h à 0h30; sexta e sábado, das 12h às 16h e das 19h à 1h.    

Negroni

O Negroni é um bar e restaurante que fica bem em frente ao La Perdiz. Como o nome diz, a casa tem uma carta ampla de negronis, mas todos os drinques são muito bem feitos.

O ambiente é moderninho com mesas altas e cadeiras junto ao balcão do bar, sendo ótima opção para quem está sozinho. Da cozinha saem boas opções de sushis e sashimis.

Negroni: Guipúzcoa 352, 11300 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai / Tel.: +568 2716 7903 / Funcionamento: domingo a quarta-feira, das 18h à 0h15; quinta a sábado, das 18h às 2h.    

Toledo Bar de Tapas

O Toledo é um dos mais bem conceituados restaurantes de tapas da capital uruguaia. Prova disso é que vive com fila na porta, mas o giro é rápido.

Ceviche de pescado, croquetas de queijo gruyère, tataki de filé mignon, torta de batatas, lulas fritas e ojos de bife são alguns dos itens do cardápio. Também vale muito se você estiver sozinho.

Toledo Bar de Tapas: Dr. Pablo de María 1018, 11200 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai / Tel.: +598 94 867 371 / Funcionamento: segunda a quinta-feira, das 19h30 à 0h; sexta e sábado, das 19h30 à 0h30; sábado e domingo, das 12h às 16h. 

El Fondito

O El Fondito é um bar e restaurante jovem, com bons petiscos e drinques. Há mesas disputadíssimas no jardim, que fica nos fundos do restaurante. Pizzas, burgers, porções e coquetéis descolados em uma atmosfera casual embalam o tom da casa.

Para quem gosta de mais barulho e de playlists de rock, a varanda é ótima opção. Vale dizer que a casa fica movimentada do happy hour até altas horas.

El Fondito: Pedro Bustamante 1222, 11300 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai / Sem telefone / Funcionamento: domingo, terça e quarta, das 20h30 à 1h; quinta, sexta e sábado, das 20h30 às 2h.  

Escaramuza

A Escaramuza é um mix de livraria, café e espaço cultural. Corresponde a uma das livrarias mais antigas e charmosas da capital, com chão de azulejos hidráulicos e vitrais estilo art nouveau que chamam a atenção desde a entrada, assim como as enormes estantes de madeira maciça.

Nos fundos, o inesperado café, com opção de mesas internas ou no belo jardim, parece perdido no tempo. Com a ótima carta de cafés e drinques, o local lota para o brunch – opções de almoço rápido valem a pena também.

Escaramuza: Dr. Pablo de María 1185, 11200 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai / Tel.: +598 91 665 568 (WhatsApp) / Funcionamento: segunda e terça-feira, das 9h às 21h; quarta a sábado, das 9h à 0h.  

Cultura Alfabeta

O Cultura Alfabeta reúne um café, livraria e duas salas de cinema indie debaixo do mesmo teto. Mais moderninho que a Escaramuza, a casa tem uma confeitaria que vale sair da dieta, com medialunas e tortas de frutas locais.

Os toasts e sucos mistos feitos na hora atraem uma turma muito interessante para o café da manhã e também é local de reunião de quem não bate ponto em escritório.

Cultura Alfabeta: Miguel Barreiro 3231, 11300 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai / Sem telefone / Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 23h; sexta e sábado até 0h.

Centro/Ciudad Vieja

O coração histórico de Montevidéu é onde tradição e cultura local se encontram. A Ciudad Vieja é daqueles lugares onde tudo começou, com a construção das fortificações.

A Plaza Independencia marca a divisa entre a Ciudad Vieja e o Centro, onde estão situados o Palácio Estévez, o Teatro Solís e o Mausoléu de Artigas. A Plaza Matriz também fica aqui e tem como marcos a Catedral Metropolitana e o Cabildo de Montevidéu.

Confira a seguir onde comer pela região do centro histórico de Montevidéu:

Mercado del Puerto


Fachada do Mercado del Puerto, em Montevidéu
Fachada do Mercado del Puerto, no coração histórico de Montevidéu • Wikimedia Commons

É turístico? Sim. Mas uma viagem a Montevidéu não fica completa sem uma passada por aqui. As parrillas são honestas em quase todos os restaurantes, mas não saia muito disso. Vale também ficar só nos aperitivos e provar uma “media media”: bebida uruguaia tradicional dos mercados, metade espumante, metade vinho branco.

Uma dica: procure o restaurante onde há mais clientes falando espanhol – os locais sabem melhor que ninguém separar o joio do trigo.

Mercado del Puerto: ao lado da Rambla 25 de Agosto de 1825, Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai / Funcionamento: todos os dias, das 10h às 17h.  

El Fogón

O El Fogón é uma verdadeira instituição em Montevidéu. Vive cheio de brasileiros, os garçons são antigos e fazem tudo no tempo deles, mas vale muito visitar.

Desta vez, fugi das parrillas (que são excelentes) e preferi a língua a provençal e uma bela morcilla (salsicha de sangue de porco). Foi um dos pontos altos da viagem. Dica: o vinho tinto da casa, além de muito em conta, é excelente.

El Fogón: San José 1080, 11100 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai / Tel.: +598 2900 0900 / Funcionamento: segunda a sábado, das 12h à 0h; domingo, das 12h às 17h.  

Sobre Daniela Falcão


Daniela Falcão
Daniela Falcão, fundadora da plataforma Nordestesse • Instagram/Daniela Falcão

Fundadora da Nordestesse, plataforma que reúne moda, design, arte e gastronomia dos estados do Nordeste, Daniela Falcão faz curadoria e consultoria estratégica. Já foi diretora-geral da editora Globo Condé Nast, onde ficou até novembro de 2020, e também editora-chefe pelas revistas Trip e TPM. É ativa nas redes sociais, em que compartilha dicas variadas sobre restaurantes, estilo de vida e viagens, principalmente pelo Nordeste.

Restaurante no Rio é eleito o melhor italiano do mundo fora da Itália

Newsletter
Inscreva-se e receba nossas notícias em seu e-mail.