Melhor bar da Ásia fica em Hong Kong e honra tradições italianas
O melhor bar da Ásia é o Bar Leone, em Hong Kong. É o que aponta o Asia’s 50 Best Bars 2024, que divulgou a atual seleção dos 50 melhores bares do continente nesta terça-feira (16). O ranking é um braço regional da prestigiada premiação The World’s 50 Best Bars.
Situado no Distrito Central de Hong Kong, o bar é liderado por Lorenzo Antinori, proveniente de Roma, na Itália. Aberto em maio de 2023, o Leone é o primeiro negócio próprio do mixologista, que possui passagem ainda em bares de Londres e de Seul, na Coreia do Sul.
O bar trabalha com coquetelaria clássica e honra a terra natal de Antinori, com camisas de futebol antigas e fotos de ícones do país da bota penduradas no salão.
Uma das especialidades da casa é o Leone Martini, martini servido direto de uma garrafa saída do freezer em um copo gelado e apresentado em uma bandeja personalizada de madeira. Ele leva gin italiano, marsala, um toque de água de flor de laranjeira e é guarnecido com azeitona recheada com amêndoa.
Em segundo lugar da lista está o Zest, de Seul, que coloca práticas sustentáveis e uma política de “lixo zero” no centro da operação. Neste ano ele é considerado também o Melhor Bar da Coreia do Sul.
Fechando o pódio aparece o Jigger & Pony, de Singapura, que aposta em coquetéis clássicos e que já é considerado um dos bares mais famosos da cidade-Estado.
Confira os 10 melhores bares da Ásia em 2024, segundo o Asia’s 50 Best Bar:
- Bar Leone (Hong Kong) – Melhor Bar de Hong Kong e da Ásia
- Zest (Seul) – Melhor Bar da Coreia do Sul
- Jigger & Pony (Singapura) – Melhor Bar em Singapura
- Coa (Hong Kong)
- Bar Benfiddich (Tóquio) – Melhor Bar do Japão
- Nutmeg & Clove (Singapura)
- BKK Social Club (Bangkok) – Melhor Bar da Tailândia
- Penrose (Kuala Lumpur) – Melhor Bar da Malásia
- Argo (Hong Kong)
- The Aubrey (Hong Kong)
Confira lista completa dos 50 melhores bares da Ásia aqui.
Prêmios paralelos
A celebração oficial do Asia’s 50 Best Bars 2024 aconteceu no hotel Rosewood Hong Kong, em Hong Kong, e distribuiu alguns prêmios paralelos a certos nomes da indústria. O prêmio de Ícone da Indústria foi dado a Yangdup Lama, à frente de alguns bares na Índia, como o Sidecar, em Nova Delhi.
O Melhor Menu de Coquetéis foi entregue ao bar Nest by Pun, de Taipei, que promete uma experiência multissensorial. O prêmio de Hospitalidade foi para o bar Virtù, situado dentro do Four Seasons Hotel Tokyo at Otemachi, hotel que acabou de receber três chaves do Guia Michelin.
O bar eleito com o Melhor Design foi o Atlas, em Singapura, que possui móveis de couro e toques dourados em uma atmosfera opulenta e de pé direito alto. O bar ainda recebeu a honraria de “lenda” da lista. Também em Singapura, o bar Fura recebeu o prêmio de Sustentabilidade do ano.
A Melhor Abertura foi para o The Savory Project, no distrito de Soho, em Hong Kong, que foca em sabores salgados, terrosos e umami. Já o prêmio Melhor Bartender, prêmio votado pelos colegas de profissão, foi para Dohyung ‘Demie’ Kim, cofundador do Zest, bar na vice-liderança da lista deste ano. Por fim, o Dry Wave Cocktail Studio, de Bangkok, na Tailândia, ficou com o prêmio de “One to Watch”, que revela uma casa em ascensão e que tem potencial de entrar na lista nos próximos anos.
Votação para escolher o melhor bar da Ásia
A lista é feita a partir de votos da Academia dos 50 Melhores Bares da Ásia, que possui 265 especialistas em bebidas, incluindo bartenders e educadores, escritores sobre bebidas e especialistas em coquetéis de toda a região.
Os membros podem votar em um total de sete bares, incluindo até cinco do seu país de origem. Eles devem ter visitado os bares que nomearam nos 18 meses anteriores e não podem votar em bares próprios ou que tenham interesse financeiro.
Compartilhe: