“Maior restaurante do mundo” faz parte das Olimpíadas de Paris

“Maior restaurante do mundo” faz parte das Olimpíadas de Paris
Publicado em 19/07/2024 às 07:48

Situada ao norte de Paris, a Vila Olímpica será a casa de 15 mil atletas do mundo todo durante as Olimpíadas de 2024. Durante sete dias da semana e 24 horas por dia, eles terão acesso ao restaurante principal da vila, que ocupa a Cité du Cinema, espaço usado até então como um centro de produções cinematográficas.

Segundo informações do site das Olimpíadas, o interior do restaurante tem 3.500 lugares e servirá até 40 mil refeições por dia. Aberto oficialmente em 12 de julho, o restaurante começa a receber as primeiras delegações em 18 de julho e já tem sido chamado de “o maior do mundo” – pelo menos no período em que estará em funcionamento.

Cerca de 500 receitas foram criadas para os Jogos pela equipe da Sodexo Live!, empresa de catering por trás do funcionamento do restaurante e de outras praças gastronômicas da vila. Dentre os 500 pratos, mais de 50 serão quentes e prontos para serem servidos diariamente.

Ao todo, a vila deve contar com 200 cozinheiros, que estarão sob a tutela do chef executivo Charles Guilloy.

Confira alguns números do “maior restaurante do mundo” nos Jogos Olímpicos de Paris 2024:

  • Mais de 1 milhão de refeições serão servidas durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos;
  • 40% dos pratos são vegetarianos;
  • 80% são produtos franceses, sendo 25% deles provenientes de um raio de 250 km da vila;
  • 30% são alimentos orgânicos (ou alimentos provenientes de fazendas que passam por conversão orgânica);
  • São 800 m² de câmaras frigoríficas;
  • Há 200 fontes de água, refrigerante e suco de laranja no restaurante,
  • 206 nacionalidades serão servidas durante os Jogos Olímpicos.

Bacalhau, porco e camarão no cardápio

Charles Guilloy é o chef executivo dos Jogos Olímpicos de Paris 2024,.
Charles Guilloy é o chef executivo dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 / Reprodução/Instagram

O restaurante conta com quatro tipos de cozinhas: da França, da Ásia, da África e do Caribe e uma internacional. Algumas das receitas encontradas por ali são: brandade de bacalhau (França); carne de porco picada e arroz basmati (Ásia); camarão frito com molho de chermoula (África e Caribe); e moussaka vegetariana (internacional). As frituras não entram no menu.

O buffet ainda tem diversos tipos de pães, laticínios, queijos, massas e pizzas. Segundo Renata Parra, Coordenadora de Nutrição do Comitê Olímpico do Brasil, a vila oferece diferentes tipos de alimentação e cabe ao atleta decidir o que vai colocar no prato.

“Há uma alimentação mais condimentada, mais gordurosa, mas também aquela equilibrada nutricionalmente. Então tem a parte mais saudável e tem a parte de pizza, hambúrguer e refrigerante o tempo todo”, comenta.

As sobremesas também são temáticas: na seção francesa, por exemplo, pode haver pudim parisiense e tortinha de limão e merengue; já na parte da culinária internacional há cheesecake e tiramisù. Água, suco de laranja e refrigerantes estão entre as bebidas e os copos serão reutilizáveis.

Além do chef executivo Charles Guilloy e de Stéphane Chicheri, da Sodexo Live!, algumas receitas foram feitas em parceria com chefs renomados. São eles: Alexandre Mazzia, do três estrelas AM, em Marselha; Akrame Benallal, do uma estrela Akrame, em Paris; e Amandine Chaignot; do Pouliche Paris e jurada do “MasterChef” francês.

Entre os pratos assinados estão croissant de ovo escalfado com creme de alcachofra, queijo de cabra e trufa, da chef Amandine Chaignot; pescada salgada defumada com tapioca em caldo de legumes, do chef Alexandre Mazzia; e frango tandir, do chef Akrame Benallal.

De acordo com o site das Olimpíadas, não são somente os cozinheiros que colocarão a mão na massa: os atletas também poderão fazer suas próprias baguetes na padaria da vila junto da equipe de cozinha.

Próximo de Paris, museu exibe de avião de Santos Dumont a foguetes

Newsletter
Inscreva-se e receba nossas notícias em seu e-mail.