Consciência Ecológica

Consciência ecológica na infância: qual a importância?

Consciência ecológica na infância: qual a importância?
Publicado em 13/11/2023 às 15:00

O desenvolvimento da consciência ecológica na infância é fundamental para que as crianças se tornem adultos saudáveis física e mentalmente, criativos e responsáveis. Cabe aos pais, cuidadores, professores e outros responsáveis serem exemplos e orientá-las nesse sentido.

A preservação ambiental é tema de suma importância inclusive por uma questão de sobrevivência na Terra. Portanto, quanto mais cedo o tema for abordado com os futuros administradores do planeta, maiores as chances de eles se comprometerem.

Despertar a consciência ecológica na infância, portanto, envolve transmitir logo às crianças os valores de respeito e cuidados necessários com a vida e todos os outros elementos que fazem parte da natureza.

Os hábitos

Existem certos ensinamentos muito mais fáceis de serem aprendidos quando se é pequeno e que se tornam hábitos. Cuidar da natureza é um deles.

Mesmo com pouca idade, as crianças são capazes de assimilar muitos conhecimentos importantes. E sua profunda empatia em relação aos seres vivos facilita bastante o desenvolvimento da consciência ecológica na infância.

Enquanto os adultos que não aprenderam a preservar a natureza quando pequenos demoram a tomar consciência ecológica, as crianças podem crescer sabendo que cuidar do planeta é uma responsabilidade de todos os seres humanos, tornando isso natural para elas.

Aprender a amar a natureza desde cedo possibilita que as pessoas logo construam laços positivos com o meio ambiente e, assim, habitem o planeta e cresçam com atitudes responsáveis.

Outras atitudes

Existem várias formas de despertar a consciência ecológica na infância por meio de conceitos simples a serem transmitidos, tais como uso responsável dos recursos, redução do consumo, reutilização e reciclagem de materiais, assim como a importância da convivência harmoniosa.

  • Fechar a torneira enquanto se escova os dentes;
  • Não demorar no banho;
  • Jogar o lixo nos locais apropriados;
  • Não depredar o patrimônio natural;
  • Limpar o quintal de casa;
  • Tratar todos com respeito.

Estes são ensinamentos básicos necessários no dia a dia das crianças.

Outros Benefícios

Além de formar adultos conscientes com suas obrigações de sustentabilidade, trabalhar a consciência ecológica na infância desenvolve outros hábitos importantes nos pequenos, como a alimentação saudável.

Uma das grandes preocupações dos cuidadores é que a criança tenha uma alimentação balanceada e gosto pelos alimentos saudáveis. Ensiná-la a amar a natureza ajuda também nesse quesito.

Afinal, para diminuir a quantidade de lixo no meio ambiente, nada é melhor do que consumir mais ingredientes naturais e frescos, como frutas, verduras e legumes.

O estímulo à criatividade da criança para que ela desenvolva a capacidade de resolver problemas é outro benefício fundamental obtido a partir da consciência ecológica na infância.

Ao montarem oficinas de reciclagem de materiais e embalagens, por exemplo, os pequenos podem liberar a imaginação e criar objetos incríveis e divertidos.

Responsabilidade

O desenvolvimento da consciência ecológica na infância também gera adultos responsáveis. Quando as crianças aprendem que a preservação do planeta é fundamental para assegurar um futuro melhor para todos, é passada a mensagem de que todas as pessoas, inclusive elas, são responsáveis pelo bem-estar umas das outras.

Sendo assim, os pequenos crescem sabendo que as escolhas que fazem podem influenciar a vida do próximo e que, por isso, é importante ter responsabilidade.

Newsletter
Inscreva-se e receba nossas notícias em seu e-mail.