Agência de Defesa Agropecuária discute melhorias na sanidade avícola com integrantes de comitê estadual

Agência de Defesa Agropecuária discute melhorias na sanidade avícola com integrantes de comitê estadual
Publicado em 26/11/2024 às 12:06

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) promoveu, nesta segunda-feira, 25, a 4ª Reunião Ordinária do Comitê Estadual de Sanidade Avícola de 2024, de forma virtual. Na ocasião, foram avaliadas as ações desempenhadas este ano e novas metas foram traçadas para 2025. O Tocantins registrou, de janeiro a outubro de 2024, 2,1 milhões de aves de subsistência, um crescimento de 13,87% em relação a 2023. O abate de frangos nas granjas, no mesmo período, ultrapassou os 20 milhões de aves.

Entre os principais temas debatidos na reunião estavam as possíveis ações do Responsável Técnico (RT) e/ou integrado ao encerrar a atividade de uma granja; venda de aves vivas em feiras; destinação correta dos resíduos oriundos da incineração de frangos mortos e outros assuntos pertinentes. 

“O debate é uma grande oportunidade de avaliar as atividades integradas, gargalos e oportunidades para que possamos fortalecer ainda mais o setor avícola”, pontuou o gerente de Sanidade Animal da Adapec, Sérgio Liocádio.

Sanidade avícola

O Tocantins é livre da influenza aviária (IA), doença altamente contagiosa que afeta as aves e, para continuar colaborando com a prevenção, sanidade do plantel e a saúde pública, o Governo do Tocantins, por meio da Adapec e com a colaboração do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), realizou dois mapeamentos de aves migratórias no Parque do Cantão, em maio; e na Ilha do Bananal, em setembro. Ambos estão catalogados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), como sítios de descanso para aves migratórias.

Outras ações foram desempenhadas para comprovar a ausência da influenza aviária e da doença de Newcastle. Para tanto, está sendo realizado estudo soroepidemiológico no plantel de aves, com 759 amostras, em 44 municípios e 69 propriedades rurais.

Comitê estadual 

Fazem parte do Comitê Estadual de Sanidade Avícola (Coesa), além da Adapec, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); a Universidade Federal do Tocantins (UFT); o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Tocantins (CRMV); a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro); a Associação dos Avicultores do Centro do Tocantins; a Associação dos avicultores do norte do Tocantins; e a Santa Isabel Alimentos.

Por Dinalva Martins/Governo do Tocantins.

Newsletter
Inscreva-se e receba nossas notícias em seu e-mail.