Agência de Defesa Agropecuária discute melhorias na sanidade avícola com integrantes de comitê estadual
A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) promoveu, nesta segunda-feira, 25, a 4ª Reunião Ordinária do Comitê Estadual de Sanidade Avícola de 2024, de forma virtual. Na ocasião, foram avaliadas as ações desempenhadas este ano e novas metas foram traçadas para 2025. O Tocantins registrou, de janeiro a outubro de 2024, 2,1 milhões de aves de subsistência, um crescimento de 13,87% em relação a 2023. O abate de frangos nas granjas, no mesmo período, ultrapassou os 20 milhões de aves.
Entre os principais temas debatidos na reunião estavam as possíveis ações do Responsável Técnico (RT) e/ou integrado ao encerrar a atividade de uma granja; venda de aves vivas em feiras; destinação correta dos resíduos oriundos da incineração de frangos mortos e outros assuntos pertinentes.
“O debate é uma grande oportunidade de avaliar as atividades integradas, gargalos e oportunidades para que possamos fortalecer ainda mais o setor avícola”, pontuou o gerente de Sanidade Animal da Adapec, Sérgio Liocádio.
Sanidade avícola
O Tocantins é livre da influenza aviária (IA), doença altamente contagiosa que afeta as aves e, para continuar colaborando com a prevenção, sanidade do plantel e a saúde pública, o Governo do Tocantins, por meio da Adapec e com a colaboração do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), realizou dois mapeamentos de aves migratórias no Parque do Cantão, em maio; e na Ilha do Bananal, em setembro. Ambos estão catalogados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), como sítios de descanso para aves migratórias.
Outras ações foram desempenhadas para comprovar a ausência da influenza aviária e da doença de Newcastle. Para tanto, está sendo realizado estudo soroepidemiológico no plantel de aves, com 759 amostras, em 44 municípios e 69 propriedades rurais.
Comitê estadual
Fazem parte do Comitê Estadual de Sanidade Avícola (Coesa), além da Adapec, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); a Universidade Federal do Tocantins (UFT); o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Tocantins (CRMV); a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro); a Associação dos Avicultores do Centro do Tocantins; a Associação dos avicultores do norte do Tocantins; e a Santa Isabel Alimentos.
Por Dinalva Martins/Governo do Tocantins.