Ação do Sistema FAET/Senar vai estimular produção de aves em escola municipal

Ação do Sistema FAET/Senar vai estimular produção de aves em escola municipal
Publicado em 03/09/2024 às 09:55

O curso foi realizado para atender uma demanda do “Germinar”, um projeto da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que utiliza espaços livres das escolas da rede municipal para desenvolver a prática agrícola e a produção de alimentos.

O Sistema FAET/Senar capacitou uma nova turma do curso de “Trabalhador na Avicultura”. Dessa vez, na escola rural Aprígio Thomas de Matos, em Palmas. O treinamento foi contou com atividades teóricas e práticas e teve como objetivo tratar de assuntos como manejo, instalações, ambiente e nutrição na criação de aves.

O curso foi realizado para atender uma demanda do “Germinar”, um projeto da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que utiliza espaços livres das escolas da rede municipal para desenvolver a prática agrícola e a produção de alimentos. Com o curso ministrado pelo Senar, os participantes estarão aptos a dar continuidade ao projeto. Foram qualificados produtores rurais da região, pais de alunos e servidores da escola.

Segundo o coordenador do projeto, Adelson Ramos, a escola vai arcar com a implantação da mini granja, com aves de postura. “O curso do Senar nos deu a oportunidade de aprender todo o processo de produção, sanitização, manejo correto e também a produção alternativa de ração utilizando o que nós já temos plantado aqui”, explicou.

A escola já teve um projeto de granja que estava desativado. Para aproveitar a estrutura existente foi necessário fazer a desinfecção do local. A instrutora do Senar, Marilda Coelho, que realizou o treinamento, explicou que a ação foi o primeiro passo para evitar qualquer tipo de doença que prejudicasse a atividade. “Durante o curso também tratamos das técnicas de vacinação e de todos os processos essenciais para o manejo avícola. Preparamos o pessoal que vai cuidar e dar andamento nesse projeto”, afirmou.

Além de desenvolver a prática agrícola na escola, a iniciativa vai proporcionar alimentos frescos, saudáveis e de qualidade para a merenda escolar. “Foi uma oportunidade que eu abracei, porque além de ajudar aqui no projeto eu também pretendo usar o conhecimento na minha propriedade”, disse o participante e produtor rural da região, Gilvandro de Souza , que também é pai de uma aluna da escola.

Por FAET.

Newsletter
Inscreva-se e receba nossas notícias em seu e-mail.