Hora de celebrar: lugares no Rio de Janeiro para confraternizações de fim de ano
Com a chegada do fim de ano, é hora de celebrar conquistas, fortalecer laços e recarregar as energias para os próximos 12 meses que virão. Nesta época, bares e restaurantes de todo o país se tornam pontos de encontro para as tradicionais confraternizações. E se tem uma cidade que domina a arte de festejar é o Rio de Janeiro!
Com cenários deslumbrantes e uma atmosfera vibrante, a Cidade Maravilhosa oferece opções para todos os gostos. Dos icônicos e clássicos botecos aos espaços mais descolados, veja alguns lugares para reunir o grupo e brindar o fim do ano.
Confira a lista de lugares para fazer uma confraternização de fim de ano no Rio de Janeiro:
E não tem como começar a nossa listinha sem um dos grandes clássicos cariocas: o Boteco Belmonte. Chamado carinhosamente de “Belma” pelos frequentadores assíduos, o local tem a cara de confraternizações. São diferentes unidades espalhadas pelo Rio de Janeiro, todas com amplo espaço. A de Ipanema, por exemplo, conta com um rooftop de frente para o mar e djs para animar o ambiente.
Generosas empadas e bolinhos de diversos sabores circulam de mesa em mesa, assim como os chopes bem tirados. O cardápio conta com uma lista extensa de porções, pratos, e, claro, drinques para todos os gostos. Uma vez por lá, não deixe de pedir o “coquinho” – um shot feito com uma receita “secreta” que certamente animará seu happy hour.
Boteco Belmonte (Ipanema): Av. Vieira Souto, 236 – Ipanema, Rio de Janeiro/Tel.: (21) 2267-9909/Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h às 2h/Informações sobre outras unidades podem ser encontradas no Instagram.
- Quiosque Pato com Laranja
No início de 2023, o Rio de Janeiro ganhou uma opção animada nas areias da praia do Leblon. Já conhecido dos cariocas, o restaurante Pato com Laranja abriu seu quiosque com uma proposta diferente de suas outras unidades. Pé na areia, no melhor estilo beach club, o local tem sushi bar, comida contemporânea, driques e Djs. Para quem busca um happy hour bem carioca, de frente ao mar, lá pode ser uma boa opção.
Quiosque Pato com Laranja: Leblon: Av. Delfim Moreira, 1746 – Leblon, Rio de Janeiro/ Tel.: (21) 96672-6255/ Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 23h.
O Elena abriu as portas em 2023 em um casarão tombado de dois andares no Horto, com arquitetura e decoração que impressionam. Ele logo se tornou um dos lugares mais badalados da cidade, oferecendo diferentes vivências dentro de um mesmo espaço.
São quatro ambientes que podem comportar 150 pessoas. A varanda externa dá aquele gostinho de boemia carioca, com mesas organizadas na calçada. O salão, por sua vez, tem um aéreo repleto de plantas com vista para a dança da cozinha comandada pelo chef Itamar Araújo, que traz no menu referências asiáticas. Já no Gogo Bar, os clientes encontraram diferentes drinques clássicos e autorais assinados pelo mixologista Alex Mesquita.
Localizado no andar superior; o rooftop por si só traz o clima no nome. Com vista para o Cristo Redentor e verde por todo canto com o Jardim Botânico sendo literalmente o seu jardim, é um dos espaços mais desejados para quem busca um ambiente mais descontraído para confraternizar.
Elena: Rua Pacheco Leão, 758 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro/Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 19h às 01h; sexta e sábado, das 19h às 02h/Reservas podem ser feitas por este link.
Quase uma extensão do Elena, o Eleninha abriu as portas neste ano, também em um casarão tombado no Horto. Com uma proposta despojada e mais casual, ele fica em frente ao Elena e acomoda apenas 40 pessoas. As mesas na varanda são um convite para uma experiência ao ar livre, com uma vista que contempla o Cristo Redentor, emoldurado pela vegetação, e o Jardim Botânico.
Comandado também pelo chef Itamar Araújo e o mixologista Alex Mesquita, o cardápio oferece desde almoço, petiscos e chope, à alta coquetelaria, em uma proposta criativa. Assim como o Elena, o Eleninha conta com programação musical diversificada.
Eleninha: Rua Pacheco Leão, 780 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro/Horário de funcionamento: terça a quinta, das 12h à 0h; sexta, das 12h a 1h; sábado, das 13h a 1h e domingo, das 13h às 19h/Não aceita reservas.
No rooftop do Shopping Bossa Nova, bem ao lado do Aeroporto Santos Dumont, está o Xian. O local tem vista para a Marina da Glória e é ponto certo de encontro para diferentes grupos por seu grande espaço. São 3.000 metros quadrados divididos em diversos ambientes, incluindo lounge e restaurante. A pluralidade da Ásia é a inspiração para o menu, que apresenta uma variedade de pequenas porções, dando a possibilidade de experimentar um pouco de tudo.
Entre as dezenas de sugestões estão porções para compartilhar e drinques autorais que combinam perfeitamente com o pôr do sol de um dos cartões postais mais emblemáticos da cidade. De quinta a sábado, a partir das 18h, o espaço recebe apresentações de DJs.
Xian: Av. Almirante Silvio de Noronha, 365, cobertura – Centro – Rio de Janeiro/Tel.: (21) 2303-7080/Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 23h; sextas e sábados às 12h a 0h; domingos das 12h às 22h.
A Ferro e Farinha, premiada pizzaria comandada pelo chef novaiorquino Sei Shiroma, pode ser uma boa opção para quem busca uma confraternização em um ambiente mais descontraído.
Os rooftops das unidades de Botafogo, Ipanema e Barra podem ser reservados para grupos exclusivos. Recheado de receitas autorais, o menu de drinques é assinado pelo mixologista Alex Miranda. Para petiscar, uma seleção de entradas, todas preparadas na lenha, é uma boa pedida para compartilhar, além, claro, das famosas redondas.
Ferro e Farinha (Ipanema): Rua Maria Quitéria, 107, Rio de Janeiro/Tel.: (21) 927214-0460/Horário de funcionamento: domingo a quinta, das 18h às 00h; sextas e sábado, das 18h a 1h/Endereços de outras unidades podem ser encontrados neste link.
Localizada em um casarão restaurado no Jardim Botânico, com múltiplos salões, varandas convidativas, jardins e vista privilegiada para o Cristo Redentor, a Casa Horto pode ser ideal para quem busca momentos descontraídos com um bom menu à disposição em meio à natureza. Caso seu grupo esteja em dúvidas de onde ir, o local oferece diversas possibilidades dentro de um só espaço.
O Pátio, situado no primeiro andar, traz uma experiência de parrilla argentina sob o comando do chef Adair Herrera, com variedades de cortes nobres de carne, aves e peixes, além de frutos do mar como lagosta e polvo.
Complementando a experiência, o bar apresenta uma bela carta de drinques elaborada por Jéssica Sanchez. Sobremesas criativas são assinadas pela chef Tamara Wilson.
Já para quem busca uma confraternização mais elegante, o espaço “P’Alma” fica a dois lances de escada e oferece pratos elaborados pela chef Luisa Veiga – ele, entretanto, só abre a partir das 17h.
Casa Horto: Rua Pacheco Leão 696, Jardim Botânico, Rio de Janeiro/Tel.: (21) 93618-6310/Horário de funcionamento Pátio: terça a domingo, das 12h às 23h50/Horário de funcionamento P’Alma: de terça a domingo, das 17h a 1h
Com nome inspirado na música de Jorge Ben Jor, o Bar Magnólia resgata a velha boemia de Ipanema. A casa oferece no segundo andar um amplo espaço perfeito para as comemorações de fim de ano, que comporta até 40 pessoas de forma privativa, com opção de menu fechado criado pelo chef do grupo, Rodrigo Guimarães.
Para quem quer petiscar, diferentes porções estão à disposição. Chope gelado, tradicionais batidas e carta de drinques elaborada pelo mixologista Marcelo Emídio também são destaque por lá.
Magnólia: Rua Garcia d’Ávila, nº 151 – Ipanema/Tel.: /Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 12h às 00h; sexta e sábado, das 12h a 1h; domingo, das 12h às 23h.
Com 14 torneiras de chope, o Hocus Pocus DNA está localizado no bairro de Botafogo e disponibiliza horários especiais de reservas para grupos de até 15 pessoas. Além de diferentes estilos de cervejas, a casa oferece porções para compartilhar, como coxinhas de falafel, azeitonas fritas além de diversos sanduíches, entre eles o Surya Namaskar, com carne Angus e telhas crocantes de parmesão.
Os horários para reserva são de segunda a sexta até às 18h e aos sábados e feriados até às 12h30. É possível negociar cada caso e separar as contas da mesma mesa por nome – um detalhe importante para confraternizações em grupos.
Hocus Pocus DNA: Rua Dezenove de Fevereiro, 186, Botafogo – RJ/Tel: (21) 3841-6554/Horário de funcionamento: segunda, das 12h às 15h e das 18h às 23h; terça e quarta, das 12h às 23h; às quintas, das 12h às 00h; sextas e sábados, das 12h às 2h.
Do ambiente repleto de obras de arte, de clara influência berlinense, até os nomes escolhidos para os itens do menu, o Quartinho é um descolado bar, com diferentes opções de drinques e menu de inspiração variada.
O cardápio vai do mexicano ao asiático, passando por clássicos brasileiros, como a coxinha de frango com Catupiry, com porções feitas para compartilhar. Já os coquetéis trazem influência da mixologia molecular, com variedades de formas e sabores com experiências sensoriais.
Se você busca uma confraternização mais animada, as quintas-feiras costumam ser agitadas por lá, com apresentação de Djs. O salão da casa vira uma verdadeira pista de dança das 20h às 2h.
Quartinho Bar: Rua Arnaldo Quintela, 124 – Botafogo/Tel.: (21) 2179-6447/Horário de funcionamento: terça a quarta, de 18h a 01h; quinta a sábado, de 18h às 02h.
Localizado em Botafogo, o Canastra Rosé é uma mistura de bar de tapas, restaurante e “boate”. Em seu primeiro andar, as mesas compartilham espaço com a animada pista de dança. De quarta a sábado, djs e apresentações de música ao vivo garantem o agito do espaço.
A carta de drinques é recheada de coquetéis clássicos e autorais. Já a carta de vinhos reúne rótulos orgânicos, que podem ser pedidos em taças ou garrafa. Da cozinha saem receitas preparadas na parrilla, com cortes especiais de carne, legumes, entre outros itens.
Para quem busca algo mais reservado, o local oferece um salão em seu terceiro andar para eventos privados.
Canastra Rosé: Rua Álvaro Ramos, 154 – Botafogo – Rio de Janeiro/Tel.: (21) 994538133/Horário de funcionamento: de quarta a sábado, das 18h30 a 1h30; aos domingos, das 16h às 22h30.
Para quem busca uma confraternização com uma proposta diferente, o Ocyá da Ilha Primeira pode ser uma excelente opção. Localizado em um charmoso arquipélago na Barra da Tijuca, o restaurante é especializado em peixes e frutos do mar.
A experiência já começa na chegada, que é feita via barco. A casinha azul à beira d’água, com mesinhas ao ar livre, e a vista do pôr do sol compõem a atmosfera perfeita para apreciar o trabalho de maturação e aproveitamento total de peixes realizado pelo chef e proprietário Gerônimo Athuel. No ano passado, o Ocyá abriu uma unidade no bairro do Leblon.
Ocyá: Ilha Primeira – Barra da Tijuca (acesso via barcos que saem de pontos como Shopping Barra Point e Estação de Metrô Jardim Oceânico)/Tel.: (21) 97286-1250/Horário de funcionamento: quartas e quintas, das 12h às 18h; sextas e sábados, das 12h às 22h; aos domingos, das 12h às 20h
O subsolo da Mercearia da Praça, restaurante português em Ipanema com mais de 1.300 rótulos de vinho, guarda um speakeasy em seu subsolo: a Adega da Mercearia.
O espaço ‘secreto’ reserva um charmoso local dedicado, principalmente, aos amantes de vinho que desejam um ambiente privativo para as comemorações de fim de ano.
Sob decoração elegante, com luz baixa e mobiliário de madeira, o ambiente é composto por uma mesa central com 16 lugares. No menu, a gastronomia portuguesa é personalizada para cada evento e um bar está à disposição do grupo.
Adega da Mercearia: Rua Jangadeiro, 28 – Praça General Osório, Ipanema/Tel.: (21) 3986-1400/Horário de funcionamento: domingo, segunda, terça, quarta e quinta, das 12h às 00h; sextas e sábados, das 12h a 1h.
O Cortés Asador, casa especializada em carnes nobres, possui um ambiente reservado para eventos com capacidade para 20 pessoas, porém disponível para reserva apenas durante a semana.
Além de oferecer cortes típicos da Argentina, Uruguai, Estados Unidos e Brasil preparados na brasa, o restaurante também apresenta em seu menu hambúrgueres, opções de petiscos e pratos para compartilhar. Os destaques vão para: empanada de carne ou de queijo com cebola; assado de tira; bife ancho; e o Lumberjack, hambúrguer feito na parrilla, com american cheese, maionese de especiarias, picles, alface romana e bacon caramelizado no xarope de maple com especiarias, acompanhado de chips e servido no pão de brioche.
Cortés: Shopping Leblon: Av. Afrânio de Melo Franco, 290/ lojas 410 e 411 – Leblon – Rio de Janeiro/Tel.: (21) 3576 9707/Horário de funcionamento: segunda das 12h às 15h e das 19h às 22h; terça a quinta, 12h às 22h; sexta e sábado das 12h às 22h30; domingo e feriados das 12h às 22h.
No Rubaiyat Rio as celebrações de fim de ano podem acontecer com uma linda vista para o Cristo Redentor e pista de turfe, já que a casa está instalada no Jockey Club.
Além de seu salão principal, com 350 lugares disponíveis, o local reserva dois espaços para eventos fechados: a Sala Madrid, que comporta até 25 pessoas, e a Sala México, até 70. O valor por pessoa para reserva de ambas é de R$ 1.700. O buffet deve ser orçado à parte.
Rubaiyat Rio: R. Jardim Botânico, 971 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro/ Tel: (21) 3204-9999/Horário de funcionamento: de segunda a terça, das 12h às 22h; de quarta a sábado, das 12h às 23h; domingo, das 12h às 18h.
Degustação CNN V&G: os melhores panetones tradicionais em São Paulo