Mês da Consciência Negra: passeio noturno em SP homenageia líder abolicionista
O Cemitério da Consolação, em São Paulo, oferece um passeio noturno na sexta-feira (22) para homenagear o advogado Luiz Gama e a primeira pessoa a ser sepultada no local, Dona Thereza de Jesus Correia (Dona Thereza), no Mês da Consciência Negra. A visita de duas horas é gratuita e feita mediante inscrição.
“Esta visita nos oferece uma oportunidade única de vivenciar a história de uma maneira sensível e imersiva, destacando as lutas e legados de figuras fundamentais para nossa cultura e sociedade”, diz Thiago Souza, idealizador do projeto “O Que Te Assombra?” e condutor do passeio, em nota enviada ao CNN Viagem & Gastronomia.
“Luiz Gama e Dona Thereza são nomes que representam a resistência e a construção da identidade de São Paulo, e essa homenagem é uma maneira de preservarmos e celebrarmos suas contribuições”, complementa ele.
No trajeto, os participantes também conhecem os jazigos do médico e jornalista Líbero Badaró, além dos túmulos da pintora Tarsila do Amaral e dos poetas Mário e Oswald de Andrade.
Quem foram Luiz Gama e Dona Thereza?
O advogado autodidata Luiz Gama, que está enterrado no Cemitério da Consolação, foi um líder abolicionista, poeta e jornalista. Considerado um herói nacional, ele dedicou a vida à luta pela liberdade dos escravizados.
Após 133 anos de sua morte, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) concedeu a Luiz Gama o título de advogado em 2015. O abolicionista tem seu nome gravado em uma sala da Faculdade de Direito da USP e foi homenageado neste ano pela escola de samba Portela no Carnaval do Rio de Janeiro.
Já Dona Thereza foi a primeira pessoa a ser sepultada no cemitério, em 15 de agosto de 1858. A história de sua vida continua sendo um mistério, mas ela passou a representar um marco inicial da trajetória do ponto turístico.
Passeio noturno no Cemitério da Consolação no Mês da Consciência Negra
- Quando? Sexta-feira, 22 de novembro, das 19h15 às 21h30;
- Onde? Cemitério da Consolação — Rua da Consolação, 1660 – Consolação, São Paulo – SP
- Quanto? Gratuito — Doação voluntária de um quilo de alimento não perecível no dia do evento. É necessária a reserva prévia do ingresso. Limite de 130 ingressos.
- Ponto de encontro: Capela do cemitério.
Rotas literárias no Rio oferecem viagem pela vida de Machado de Assis