Vinícola espanhola é eleita a melhor do mundo e chilena é vice do ranking
A espanhola Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal foi eleita a melhor vinícola do mundo de 2024. É o que aponta o World’s Best Vineyards 2024, divulgado nesta segunda-feira (4). O ranking elege anualmente as 50 melhores vinícolas do mundo.
Ao todo, a lista abrange 28 vinícolas da Europa, 12 da América do Sul, três da América do Norte, três da Ásia, duas da África e duas da área da Australásia, sub-região que inclui Austrália, Nova Zelândia e certas ilhas das proximidades.
Nenhuma representante brasileira aparece na lista oficial, mas a gaúcha Casa Valduga, situada no Vale dos Vinhedos, figura no 58º lugar da lista estendida, que aponta as melhores vinícolas entre as posições 51 e 100.
No ano passado, a Marqués de Riscal, que fica em Rioja, no norte da Espanha, havia aparecido em segundo lugar, atrás apenas da Catena Zapata. Neste ano, a vinícola argentina, localizada em Mendoza, entrou para o hall da fama da premiação, destinado às vinícolas que lideraram as listas em anos anteriores.
As 10 melhores vinícolas do mundo
A Marqués de Riscal, que lidera a lista neste ano, foi fundada em 1858 e é reconhecida com uma das mais renomadas vinícolas espanholas. Pioneira em introduzir métodos de vinificação franceses na Espanha, a vinícola está presente atualmente em mais de 110 países e exporta cerca de 65% de sua produção.
A sede da Marqués de Riscal, conhecida como a Cidade do Vinho, é destacada pela arquitetura arrojada do arquiteto Frank Gehry, o mesmo por trás do Museu Guggenheim Bilbao, do Walt Disney Concert Hall e da Fundação Louis Vuitton. O local tem um programa enoturístico e possui hotel de 61 acomodações e restaurantes, entre eles o Marqués de Riscal, com uma estrela Michelin.
Quem aparece na vice-liderança do World’s Best Vineyards é a chilena VIK, coroada neste ano como a melhor vinícola da América do Sul. Situada no Vale do Millahue, a cerca de duas horas da capital Santiago, o local é aberto a visitas e ainda dispõe de hotel e restaurante, marcados por uma arquitetura futurista que se destaca no vale. Saiba como é a experiência completa na vinícola nesta matéria.
Fechando o pódio, a vinícola Creation foi eleita a melhor do continente africano, a qual se destaca por elaborar menus degustação que acompanham os vinhos da casa, assim como pela visão educacional sobre o processo de vinificação. A vinícola sul-africana fica na área de Hemel-en-Aarde Ridge, na Região Floral do Cabo, que é protegida pela Unesco.
Conheça as 10 melhores vinícolas do mundo em 2024, segundo o World’s Best Vineyards:
- Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal (Espanha)
- VIK (Chile)
- Creation (África do Sul)
- Bodegas Ysios (Espanha)
- Domäne Schloss Johannisberg (Alemanha)
- Maison Ruinart (França)
- Château Smith Haut Lafitte (França)
- Abadía Retuerta (Espanha)
- Weingut Dr. Loosen (Alemanha)
- Finca Victoria – Durigutti Family Winemakers (Argentina)
Confira a lista completa com as 50 melhores vinícolas do mundo de 2024 aqui.
Votação
O ranking com as melhores vinícolas do mundo é feito a partir dos votos dos eleitores da academia do World’s Best Vineyards. A academia divide o mundo em diferentes regiões geográficas, cada uma com um líder, o qual é responsável por recrutar 36 especialistas em vinhos e viagens daquela região.
Cada membro deve votar em sete vinícolas, sem uma lista pré-definida. Os votos dizem respeito às experiências que os eleitores tiveram em uma vinícola aberta ao público e que julgam estar entre as melhores do mundo.
Rosell Boher: o restaurante com vista para a Cordilheira dos Andes