Dalva e Dito, de Alex Atala, prepara jantar finlandês em celebração aos 15 anos
Como parte das comemorações dos 15 anos de trajetória, o restaurante Dalva e Dito, nos Jardins, prepara neste sábado (28) um jantar exclusivo inspirado na gastronomia da Finlândia.
Para a ocasião, os chefs Alex Atala e Netto Moreira recebem o chef Stefan Weitbrecht, filho de mãe finlandesa por trás do Cozinha 212 e do bar Atlântico 212, ambos também na capital paulista.
“No verão, fazíamos defumação ao ar livre em torno dos lagos para cozinhar o que pescávamos ou coletávamos nas florestas”, conta Stefan, que passava férias anuais na casa dos avós no país nórdico.
O menu
-
1 de 2
Tostada de peixe curado, sanduíche aberto de camarão e sopa de salmão e dill compõem os aperitivos do jantar • Ricardo D”Angelo
-
2 de 2
Peixe na brasa com purê de cenouras e ovas de salmão é um dos pratos principais do jantar finlandês no Dalva e Dito • Ricardo D’Angelo
Para o jantar, Stefan concebeu um menu de cinco tempos (R$ 250 por pessoa, com bebidas e serviço à parte) que joga luz às tradições do país escandinavo, que tem como bases a defumação e a cura e que tem como ingredientes principais tubérculos, frutas sazonais, cogumelos selvagens, carnes de caça e pescados.
Entre os aperitivos aparecem tostada de peixe curado, sanduíche aberto de camarão e sopa de salmão e dill e até um aquavit caseiro, destilado tradicional da Escandinávia.
Ave, pescado e carne de caça aparecem, respectivamente, em receitas como asa de frango defumada e recheada com cogumelos, peixe na brasa com purê de cenouras e ovas de salmão e corte de Denver com beterraba e raiz forte. Para arrematar, o chef apresenta uma tartelette de mirtilo.
Dois coquetéis também foram criados para a noite: o Dirty Beet, que leva vodka com beterraba, gim, vermute seco e vinagre de mel; e o Essências da Horta, com gim, maçã verde, xarope de lavanda e capim santo.
15 anos do Dalva e Dito
O jantar deste sábado (28) marca a segunda etapa da celebração dos 15 anos do Dalva e Dito, restaurante de cozinha brasileira pilotado por Alex Atala que abriu as portas em 2009. A ideia é mostrar o mosaico de nacionalidades que compuseram a cena gastronômica, social e cultural de São Paulo ao longo de décadas de imigração.
O pontapé do projeto se deu no início de agosto, com um jantar baseado na culinária armênia. Nos próximos meses, o endereço ainda deve colocar à mesa um pouco da gastronomia do Haiti, do Senegal e do Paraguai.
Jantar finlandês no Dalva e Dito
Rua Padre João Manuel, 1115 – Cerqueira César, São Paulo – SP / 28 de setembro, às 19h / R$ 250,00 por pessoa com bebidas e serviço à parte / Reservas pelo e-mail: [email protected] / Tel.: (11) 3068-4444 / Informações também pelas redes sociais.
Castelões, a pizzaria mais antiga do Brasil, completa 100 anos