Educação/IDEB
Divulgação do IDEB 2023 aponta queda na qualidade da educação na rede municipal em Caseara.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10. A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.
O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.
Como é calculado o Ideb?
Com base no aprendizado dos alunos: a soma de português e matemática dividido por dois, multiplicado pelo taxa de aprovação que resulta na nota do Ideb.
Veja como está o IDEB na rede municipal de educação de Caseara na rede municipal de educação nas séries finais.
Veja abaixo a nota obtida, a meta que precisava ser alcançada e a diferença entre os dois, ou seja, o que precisa chegar para cumprir a meta estabelecida pelo MEC.
Como ver o resultado do Ideb da minha escola?
Você pode consultar a nota da sua escola no Ideb de duas formas na Internet:
- No site do governo federal: clique no link que melhor se enquadra na categoria da sua escola (Ensino Fundamental Regular – Anos Iniciais, Ensino Fundamental Regular – Anos Finais ou Ensino Médio).
Ao clicar, seu navegador vai iniciar automaticamente o download de um arquivo. Extraia a planilha do arquivo, abra e procure pelo nome da sua escola.
- No portal QEdu: digite o nome da sua escola na barra de pesquisa do site. O portal vai mostrar vários dados abertos da instituição, inclusive números do Ideb. Clique em “ver mais” para consultar todas as notas.
Veja outras ações para melhorar o Ideb da escola:
1. Recomposição de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática;
2. Reforço escolar;
3. Recuperação escolar;
4. Ensino personalizado;
5. Avaliação formativa;
6. Combate ao abandono escolar;
7. Notificação de falta para os pais e responsáveis;
8. Gamificação;
9. Incentivo à leitura;
10. Ampliação do tempo de estudos;