Restaurantes de Nova York, Chicago e Washington recebem estrelas Michelin

Restaurantes de Nova York, Chicago e Washington recebem estrelas Michelin
Publicado em 13/12/2024 às 13:09

O Guia Michelin divulgou na noite de segunda-feira (9) a edição de 2024 da seleção de restaurantes de três grandes cidades norte-americanas: Nova York, Chicago e Washington, D.C.

Ao todo, 12 restaurantes de Nova York receberam estrelas, enquanto dois restaurantes de Washington tiveram a distinção. Em Chicago, apenas um restaurante entrou para a lista de casas estreladas.

O destaque foi para Nova York, já que o restaurante coreano Jungsik foi o único elevado a três estrelas entre as novidades.

Novos restaurantes estrelados em Nova York

Ao todo, 12 restaurantes receberam novas estrelas Michelin na edição de 2024 do guia. O Jungsik, situado no bairro de Tribeca, foi elevado à distinção mais elevada, a de três estrelas.

O endereço tem como foco refeições coreanas feitas pelas mãos do chef e proprietário Yim Jung Sik e do chef executivo Daeik Kim. De acordo com o guia, a criatividade do menu degustação é o trunfo da casa, em que a cozinha é descrita como “original” e executada de forma “impecável”.

O restaurante entrou para a seleta lista de endereços nova-iorquinos com três estrelas Michelin. Os outros locais são: o Eleven Madison Park, do chef Daniel Humm; o Le Bernardin, do chef Eric Ripert; o Per Se, do chef Thomas Keller; e o Masa, do chef Masayoshi Takayama.

A edição de 2024 ainda elevou três restaurantes da cidade à categoria de duas estrelas. São eles: o César, de cozinha contemporânea em Hudson Square tocado pelo chef César Ramirez; o Chef’s Table at Brooklyn Fare, escondido atrás de uma loja de conveniência em Hell’s Kitchen e liderado pelos chefs Max Natmessnig e Marco Prins; e o Sushi Sho, de comida japonesa a poucos passos da Biblioteca Pública de Nova York pilotado pelo chef Keiji Nakazawa.

Outros oito restaurantes foram condecorados com a primeira estrela Michelin. São eles:

  • Bar Miller
  • Café Boulud
  • Corima
  • La Bastide by Andrea Calstier
  • Joo Ok
  • Nōksu
  • Shota Omakase
  • YingTao

Ao todo, a seleção de restaurantes do Guia Michelin em Nova York abrange 385 restaurantes de 62 tipos de cozinha.

Novos restaurantes estrelados em Washington, D.C.


Ambiente do restaurante Mita, em Washington
Ambiente do Mita, restaurante latino-americano com uma estrela Michelin em Washington, D.C. • Rey Lopez

A capital dos Estados Unidos possui agora mais dois restaurantes com novas estrelas. Tanto o Mita, focado na cozinha vegetariana e latino-americana, quanto o Omakase at Barrack’s Row, de cozinha japonesa, receberam as primeiras estrelas Michelin.

Situado no bairro de Shaw, o Mita serve pratos de inspiração latino-americana à base de plantas. O menu degustação tem por trás a mentalidade dos chefs Tatiana Mora e Miguel Guerra, que põem à mesa influências que passam pelo Brasil, Bolívia e Colômbia.

Já o balcão do Omakase at Barrack’s Row, na área de Capitol Hill, é comandado pelo chef Yi “Ricky” Wang, que trabalha com pequenos pratos inspirados no otsumami, cultura japonesa de petiscos e aperitivos servidos com bebidas alcóolicas. As pequenas porções são seguidas de uma degustação de nigiris.

Vale dizer que a seleção atual de restaurantes do Guia Michelin em Washington, D.C., reúne 116 restaurantes de 37 cozinhas diferentes. Apenas um endereço possui três estrelas, o The Inn at the Little Washington, e dois mantém as duas estrelas, o Jônt e o minibar.

Novo restaurante estrelado em Chicago


Prato do Cariño, restaurante em Chicago
Prato do Cariño, restaurante de cozinha mexicana em Uptown • Kelly Santos

Em Chicago, o único restaurante com uma nova estrela Michelin é o Cariño, de cozinha mexicana.

Localizada em Uptown, a casa é liderada pelo chef Norman Fenton, que, segundo os inspetores do guia, trabalha a cozinha mexicana “de forma distinta e ambiciosa”. O local serve um menu degustação de inspiração latina e também um omakase de tacos.

Agora, a seleção completa do Guia Michelin em Chicago abrange 112 restaurantes de 35 cozinhas. Endereços famosos como o Alinea e o Smyth mantiveram as três estrelas, enquanto o Ever e o Oriole conservaram as duas estrelas.

Na cidade, a edição atual do guia reúne ainda 15 restaurantes com uma estrela; um com uma estrela verde; 38 com o selo Bib Gourmand e 55 na relação de restaurantes “recomendados”.

Vinho chileno é eleito o melhor do mundo em 2024 pela Wine Spectator

Newsletter
Inscreva-se e receba nossas notícias em seu e-mail.