Ibama apreende 71 metros cúbicos de madeira comercializada de forma irregular em Sergipe
Brasília (23/01/2020) – Agentes do Ibama apreenderam cerca de 71 metros cúbicos de madeira em operação de fiscalização do comércio de produtos florestais em Sergipe. O volume equivale à carga de aproximadamente 13 caminhões adaptados para o transporte de toras.
A Operação Manilkara, nome que faz referência ao nome científico da massaranduba, teve como alvo 13 empreendimentos em 8 municípios. A espécie de origem amazônica e alto valor comercial é uma das mais comercializadas no estado.
As principais infrações identificadas foram o recebimento de madeira de origem ilegal e a apresentação de informações falsas em sistemas oficiais de controle. Em alguns casos, os produtos recebidos por empresas da região não correspondiam à descrição contida no Documento de Origem Florestal (DOF).
Foram aplicados 11 autos de infração, que totalizam R$ 130 mil. As informações apuradas pelos agentes ambientais serão encaminhadas ao Ministério Público Federal (MPF) para abertura de processo criminal contra os investigados.
O Ibama avalia a possibilidade de doar a madeira apreendida a instituições sem fins lucrativos.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:
Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015