14 restaurantes brasileiros estão entre os mil melhores do mundo
Um total de 14 restaurantes brasileiros estão entre os mil melhores do mundo. É o que aponta o La Liste 2025, que, todos os anos, compila os mil melhores restaurantes do mundo de acordo com uma extensa base de dados, pautada por guias, publicações e avaliações de clientes de 200 países.
Para elaborar o ranking, os restaurantes são classificados em até 100 pontos.
Da lista, 11 estabelecimentos ficam em São Paulo e outros três no Rio de Janeiro. O restaurante mais bem colocado neste ano é A Casa do Porco, no centro da capital paulista, que aparece com 97 pontos. Em julho, o chef Jefferson Rueda reassumiu a cozinha do endereço e levou suas origens e memórias de infância em um novo menu degustação. O restaurante completará 10 anos em 2025.
O pódio é completado por outros dois endereços paulistanos: o Maní, restaurante de cozinha contemporânea brasileira da chef Helena Rizzo, com 95,50 pontos, e o Evvai, italiano contemporâneo autoral do chef Luiz Filipe Souza, com 94,50 pontos.
Brasileiros entre os melhores restaurantes do mundo
Entre os restaurantes brasileiros, o D.O.M., de Alex Atala, vem logo atrás do Evvai, com 93 pontos. Mudando de cidade, o Oteque, do chef Alberto Landgraf, no Rio de Janeiro, recebeu 92 pontos.
Voltando à ponte aérea, o Fasano, tradicional restaurante italiano em São Paulo, conquistou 91,50 pontos. Na Cidade Maravilhosa, o Oro, de Felipe Bronze, faz coro aos cariocas, com 88,50 pontos, junto ao Lasai, do chef Rafa Costa e Silva, que aparece em seguida com 83,50 pontos.
De volta a São Paulo, o balcão do Sushiguen, na região do Paraíso, é liderado pelo chef Takeshi e garantiu 78,50 pontos na edição do La Liste 2025.
Todos os outros cinco restaurantes que aparecem na lista são da capital paulista. São eles: o Carlota, da chef Carla Pernambuco, com 78 pontos; o japonês Jun Sakamoto, com 77,50; o Shin-Zushi, capitaneado pelo chef Ken Mizumoto, com 77 pontos; o francês Les Présidents, de assinatura de Érick Jacquin, com 76; e, por fim, o Tuju, do chef Ivan Ralston, reaberto no ano passado e conquistando 76 pontos.
Confira os restaurantes brasileiros mais bem avaliados no La Liste 2025:
- A Casa do Porco (São Paulo) – 97 pontos
- Maní (São Paulo) – 95,50 pontos
- Evvai (São Paulo) – 94,50 pontos
- D.O.M. (São Paulo) – 93 pontos
- Oteque (Rio de Janeiro) – 92 pontos
- Fasano (São Paulo) – 91,50 pontos
- Oro (Rio de Janeiro) – 88,50 pontos
- Lasai (Rio de Janeiro) – 83,50 pontos
- Sushiguen (São Paulo) – 78,50 pontos
- Carlota (São Paulo) – 78 pontos
- Jun Sakamoto (São Paulo) – 77,50 pontos
- Shin-Zushi (São Paulo) – 77 pontos
- Les Présidents (São Paulo) – 76 pontos
- Tuju (São Paulo) – 76 pontos
Os mais bem colocados
Os nove primeiro nomes da lista aparecem empatados com a mesma pontuação, que corresponde a 99,50 pontos. Os restaurantes estão espalhados pela Europa, Ásia e Estados Unidos. Confira abaixo:
- Cheval Blanc by Peter Knogl – Grand Hôtel Les Trois Rois (Basel, Suíça) – 99,50 pontos
- Guy Savoy (Paris, França) – 99,50 pontos
- L’Enclume – Simon Rogan (Grange-over-Sands, Reino Unido) – 99,50 pontos
- La Vague d’Or – Le Cheval Blanc (Saint-Tropez, França) – 99,50 pontos
- Le Bernardin (Nova York, Estados Unidos) – 99,50 pontos
- Lung King Heen (Hong Kong, China) – 99,50 pontos
- Matsukawa (Minato-ku, Japão) – 99,50 pontos
- Schwarzwaldstube (Baiersbronn, Alemanha) – 99,50 pontos
- SingleThread (Healdsburg, Estados Unidos) – 99,50 pontos
Confira a lista completa do La Liste 2025 neste link.
Como é feito o La Liste
O La Liste é baseado na compilação de mais de mil guias e publicações, assim como leva em consideração milhões de avaliações online. Tudo é reunido em um banco de dados e as pontuações de análise são convertidas em uma nota padrão, variando de 0 a 100.
Segundo a premiação, milhares de chefs são convidados a dar opiniões sobre a confiabilidade de um guia local.
Para cada restaurante listado, é calculada a média de todas as pontuações de análises padronizadas, ponderadas pelo índice de confiabilidade de cada fonte. Ao fim do processo, as avaliações de clientes online têm um peso 10% na pontuação final.
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