Tocantins fortalece parceria com Piauí para avanço na erradicação da febre aftosa sem vacinação

Tocantins fortalece parceria com Piauí para avanço na erradicação da febre aftosa sem vacinação
Publicado em 16/10/2024 às 09:21

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec-TO), representada pelos inspetores Márcio Rezende e Sérgio Liocadio, esteve nesta semana na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi). A visita, realizada a convite do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), teve como objetivo a troca de experiências sobre a retirada da vacinação contra a febre aftosa.

Os especialistas compartilharão conhecimentos e práticas sobre a gestão do processo para o reconhecimento internacional do Piauí como zona livre de febre aftosa sem vacinação. A colaboração entre os estados é considerada essencial para padronizar ações e resolver desafios que podem impactar a eficiência do serviço veterinário oficial, medido pela auditoria do Programa de Avaliação e Aperfeiçoamento da Qualidade dos Serviços Veterinários Oficiais, o Quali-SV.

“A troca de informações e conhecimento sobre as ações para a retirada da vacinação entre os estados é fundamental para fortalecer o Brasil nas ações de prevenção contra a febre aftosa”, destaca Sérgio Liocadio. 

João Rodrigues, diretor-geral da Adapi, ressalta que este é um passo importante para o reconhecimento internacional do Piauí como livre de febre aftosa sem vacinação, o que abrirá novos mercados internacionais para o gado e a carne piauiense.

Em novembro, uma comitiva da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) visitará o Brasil para a última avaliação antes da entrega do certificado de reconhecimento, que pode ocorrer em maio de 2025, em Paris, França.

Por Ascom.

Newsletter
Inscreva-se e receba nossas notícias em seu e-mail.