Teleférico mais íngreme do mundo é inaugurado nos alpes da Suíça
O teleférico mais íngreme do mundo foi inaugurado em meados de dezembro nos Alpes Berneses, na Suíça. Com capacidade para 85 passageiros e 6,8 toneladas de carga, o teleférico percorre cerca de 1,2 km em quatro minutos a uma inclinação máxima de 159,4%.
Um total de 800 pessoas por hora podem ser transportadas se o teleférico operar com capacidade máxima.
A rota conecta a vila de Stechelberg, na comuna de Lauterbrunnen, à estação Mürren, localizada a cerca de 1.650 metros acima do nível do mar. As estações fazem parte da área de esqui e da montanha Schilthorn.
O trecho faz parte da Schilthorn Cableway, que conecta o vale de Lauterbrunnen ao pico de Schilthorn, a 2.970 metros acima do nível do mar. A área é bastante procurada principalmente para esportes de inverno e faz parte da região de Jungfrau.
A estação Mürren conecta-se ainda com a estação Birg, que por sua vez conecta-se à estação Schilthorn. A quase 3 mil metros de altitude, o topo da montanha garante vistas privilegiadas para outros picos do entorno, como das montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau.
O local possui um restaurante giratório, o Piz Gloria, e ainda 15 painéis que formam um “hall da fama” em homenagem ao elenco e colaboradores do filme “007 – A Serviço Secreto de Sua Majestade”, lançado em 1969 e filmado na montanha.
Atualmente, o cume do Schilthorn está fechado devido a obras. Batizado de Schilthornbahn 20XX, o projeto pretende ser finalizado em 2026 e visa substituir teleféricos e reconstruir as estações da montanha.
Novos teleféricos
Além do teleférico mais íngreme do mundo, um novo veículo também foi introduzido em um dos trechos entre as estações Mürren e Birg. Trata-se do Funifor, modelo inédito na Europa e descrito como “excepcionalmente resistente ao vento”, com capacidade para 100 passageiros.
O segundo veículo Funifor no mesmo trecho começará a operar em novembro de 2025.
Outro trecho que passa por obras é o de Birg para Schilthorn, que leva visitantes ao cume da montanha. A estação Schilthorn está fechada até março de 2025, quando o trecho também passará a operar um teleférico Funifor. O segundo carro deverá entrar em operação na primavera de 2026, completando o projeto Schilthornbahn 20XX.
Com isso, o trajeto completo entre a base e o topo da montanha, mais especificamente entre as estações Stechelberg e Schilthorn, poderá ser reduzido em 10 minutos, passando a ter duração de 22 minutos.
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