Prefeita de Paris quer manter balão com pira olímpica próximo ao Louvre após os Jogos

Prefeita de Paris quer manter balão com pira olímpica próximo ao Louvre após os Jogos
Publicado em 08/08/2024 às 09:35

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, disse esperar que a chama olímpica, atualmente suspensa em um balão, possa permanecer no centro da capital francesa perto do museu do Louvre após o fim dos Jogos Olímpicos.

A pira — que não tem chama de verdade, mas uma ilusão criada por luzes — tornou-se uma marca da Olimpíada de Paris, com centenas de moradores e turistas dirigindo-se ao local todas as noites para ver quando ela é elevada, no pôr-do-sol, sobre o Jardim das Tulherias, perto do Louvre.

Hidalgo afirmou que essa decisão não cabe a ela, já que o Louvre e os jardins são propriedades do Estado, mas que escreveu para o presidente, Emmanuel Macron, pedindo que a chama fique no local e não seja levada para outro lugar.

“Gostaria muito de deixar esse símbolo dos Jogos neste mesmo local, porque em outro lugar não teria o mesmo significado”, disse a prefeita nesta quarta-feira (7) em entrevista à emissora de televisão France 2.

“Nosso legado foi ampliado por esses Jogos, e acho que precisamos acrescentar mais. Todo mundo está apaixonado por Paris hoje, então vamos continuar”, acrescentou.

O designer da pira olímpica, Mathieu Lehanneur, disse que seria uma honra a atração se tornar um monumento permanente de Paris, semelhante ao que ocorreu com a Torre Eiffel após a Exposição Universal de 1889.

O balão e a pira foram revelados no dia 26 de julho, quando Marie-José Perec e Teddy Riner, ganhadores de três medalhas de ouro antes de Paris, acenderam a chama ao fim da cerimônia de abertura.

A Torre Eiffel, mais conhecido monumento de Paris, foi construída para o evento de 1889, mas deveria ser desmontada em seguida, o que nunca ocorreu.

Newsletter
Inscreva-se e receba nossas notícias em seu e-mail.