Em janeiro, evento criado por brasileiro incentiva futebol e turismo na Flórida
Orlando, nos Estados Unidos, receberá pelo décimo ano a FC Series – evento que reúne futebol, entretenimento e busca incentivar ainda mais o turismo na Flórida, grande queridinha dos brasileiros.
Com amistosos entre os dias 15 e 25 de janeiro, os clubes Cruzeiro, Atlético-MG (MG), São Paulo (SP) e Flamengo (RJ) participarão de atividades que servirão como preparação para a temporada de 2025.
Tendo a Universal e a plataforma Visit Orlando como parceiras, a FC Series espera receber milhares de torcedores, que, além de assistirem a jogos de alto nível, encontrarão ativações em parques e terão a oportunidade de ficar bem próximos a grandes ídolos do esporte. A cidade de Fort Lauderdale também será sede do evento.
10 anos de história
Organizada por brasileiros nos Estados Unidos desde 2015, a antiga Florida Cup nasceu não só com objetivo de proporcionar uma pré-temporada de qualidade a clubes de futebol, mas também aproximar ainda a modalidade e oferecer entretenimento de qualidade aos turistas e moradores da cidade.
Ao passar dos anos, a competição foi ganhando outros formatos e passou a integrar também ações em parques da Universal, sua grande parceira pelos últimos oito anos. Neste tempo, o público pôde curtir shows de grandes artistas como Ivete Sangalo; provas de corrida; encontro com personagens de filmes; entre outras ativações que aproximaram e deram outas opções de diversão para as famílias que visitavam o destino durante o período.
“O esporte proporciona momentos de interação, entre pais e filhos, que são únicos, especialmente quando falamos de futebol. E é isso que nós proporcionamos nos parques da Universal – aqueles momentos inesquecíveis em que pais, mães, filhas e filhos se divertem juntos, como família. Essa paixão do brasileiro pelo futebol se conecta perfeitamente com a paixão brasileira pelos parques. Receber os jogadores e suas famílias no Universal Orlando Resort nos ajuda a contar essa história, a inspirar e gerar a intenção de uma visita futura. Como dizemos, futebol é Universal!”, exalta Marcos Barros, VP de Marketing e vendas para América Latina do Universal Destinations & Experiences.
Após três edições recebendo grandes clubes europeus, o ano de 2025 marcará o retorno de vários brasileiros simultaneamente no evento, que terão uma preparação de ponta para a temporada que chega. A última vez que a FC Series recebeu tantos clubes do país foi em 2018.
“Completar 10 anos de evento e consolidando o retorno da edição de janeiro, com quatro dos maiores clubes do Brasil, tem um significado especial para nós, pois foi com os times brasileiros que tudo começou. A presença de clubes tão tradicionais não só enriquece o evento, mas também proporciona uma experiência incrível para os torcedores, que podem aliar futebol e entretenimento com os parques do Universal Orlando Resort”, ressalta Ricardo Villar, CEO da FC Series.
“A vinda do Flamengo em janeiro de 2024 foi um sucesso absoluto e esperamos vivenciar o mesmo engajamento em 2025. Os Estados Unidos já atraem muitos fãs de futebol com as edições da FC Series e, nos próximos anos, os visitantes de todos os lugares do mundo estarão em peso no país para o Super Mundial de Clubes da FIFA e a Copa do Mundo”, completa Villar.
Impacto no turismo e conexão com os brasileiros
Segundo a plataforma Visit Orlando, em 2023, cerca de 1,1 milhão de brasileiros visitaram a Flórida, e desse total, 700 mil escolheram Orlando como destino principal. Esse aumento representa um crescimento significativo de 44% em relação ao ano anterior, aproximando-se dos níveis pré-pandemia.
Esse fluxo turístico tem impacto direto na economia local. Apenas em 2023, a região da Flórida arrecadou mais de 350 milhões de dólares em Tourist Development Tax (TDT), um imposto adicional de 6% cobrado sobre reservas de hotéis e vacation home rentals. Esses recursos são reinvestidos na infraestrutura e na atratividade da região, como é o caso do projeto de expansão do Camping World Stadium, um investimento de 400 milhões de dólares financiado integralmente pelo TDT.
Além disso, os turistas brasileiros são conhecidos por seu alto poder de consumo. Em média, gastamos de 4 a 5 vezes mais do que turistas de outros países, consolidando a nossa importância para o turismo local.
Em 2019, o impacto econômico do turismo brasileiro foi de aproximadamente 10 bilhões de dólares. Embora o gasto atual esteja cerca de 30% abaixo dos níveis pré-pandemia, a tendência é de recuperação rápida.
“Ao unir futebol, entretenimento e turismo, a FC Series não apenas proporciona experiências inesquecíveis para torcedores, mas também desempenha um papel estratégico na economia e no desenvolvimento do turismo. Para os visitantes é a oportunidade de aproveitar um dos maiores espetáculos esportivos da região e ainda curtir as atrações icônicas que fazem de Orlando uma cidade mágica para toda a família”, finaliza Villar.
Primeira área temática de Donkey Kong no mundo é aberta no Japão