13ª vítima é encontrada no rio Tocantins após desabamento da ponte de Estreito; quatro seguem desaparecidos
Mais um corpo foi localizado no rio Tocantins, próximo aos destroços da ponte Juscelino Kubitschek, que desabou no dia 22 de dezembro na BR-226, entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). A vítima foi encontrada nesta sexta-feira, 3, por volta das 10h30, com a ajuda de drones subaquáticos. Com isso, o número de mortos sobe para 13, enquanto quatro pessoas seguem desaparecidas.
De acordo com a Marinha, o corpo estava no fundo do rio, em uma área de grande profundidade e baixa visibilidade. A vítima será encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz (MA) para identificação.
O acidente envolveu o colapso da ponte enquanto quatro caminhões, duas caminhonetes, um carro e três motos transitavam pela estrutura. No dia do desabamento, um homem de 36 anos foi resgatado com vida.
Mergulhadores enfrentam condições adversas, como profundidades de até 40 metros e água turva, enquanto procuram por vítimas. A força-tarefa conta com o suporte de peritos oficiais, papiloscopistas e agentes de necrotomia para identificar os corpos encontrados.
Causas do desabamento
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o desabamento foi causado pelo colapso do vão central da ponte. As causas específicas ainda estão sendo investigadas. A ponte foi completamente interditada, e motoristas devem seguir rotas alternativas.
Relato do momento do desabamento
O vereador Elias Junior (Republicanos) registrou o momento exato em que a estrutura cedeu. Ele estava no local para documentar as condições precárias da ponte.
Identificação das vítimas
As autoridades identificaram até o momento 12 das 13 vítimas:
- Lorena Ribeiro Rodrigues, 25 anos
- Lorranny Sidrone de Jesus, 11 anos
- Kecio Francisco Santos Lopes, 42 anos
- Andreia Maria de Souza, 45 anos
- Anisio Padilha Soares, 43 anos
- Silvana dos Santos Rocha Soares, 53 anos
- Elisangela Santos das Chagas, 50 anos
- Ailson Gomes Carneiro, 57 anos
- Rosimarina da Silva Carvalho, 48 anos
- Cássia de Sousa Tavares, 34 anos, e sua filha Cecília Tavares Rodrigues, 3 anos
- Beroaldo dos Santos, 56 anos
Próximos passos
As buscas continuam para localizar os desaparecidos, enquanto as autoridades avaliam os impactos do acidente e as medidas emergenciais necessárias. Além disso, análises estão sendo conduzidas para determinar os danos estruturais e ambientais.