Onde os chefs comem? Com Lis Cereja, da Enoteca Saint VinSaint, em SP
Quando o assunto é comer e beber bem em São Paulo, ninguém melhor do que a autora, cozinheira e sommelière Lis Cereja, da Enoteca Saint VinSaint, para contar seus locais favoritos na cidade.
Formada em Nutrição e Gastronomia, ela se tornou nome forte no movimento de vinhos naturais e práticas sustentáveis da gastronomia brasileira.
Autora dos livros “Super Dicas” e “Vinho Natural”, Lis também carrega o marco de ser a primeira a desenvolver uma carta exclusiva de vinhos naturais e biodinâmicos do Brasil.
A empresária realizou esse feito com a Enoteca Saint VinSaint, que comanda desde 2008. O local é um restaurante e bar de vinhos naturais focado em promover uma gastronomia sustentável.
Lis sempre reserva um tempinho na agenda atribulada para conhecer e se deliciar em outros lugares de São Paulo, os quais ela compartilha na nossa coluna ‘Onde os Chefs Comem’.
Confia as 5 indicações da chef de lugares para comer bem em São Paulo:
Casa de Ieda
A Casa de Ieda, de gastronomia baiana, é uma das mais autênticas de São Paulo. Volto lá sempre que preciso “encontrar alma” na comida.
Zé e Ieda fazem tudo com carinho, utilizando ingredientes artesanais e regionais, com destaque para as festas de Santo — um evento à parte, sempre imperdíveis — e o genial aluá, bebida fermentada de origem afro-indígena, que eles preparam na casa.
Casa de Ieda: Rua Ferreira de Araújo, 841, Pinheiros – SP/ Horário de funcionamento: de quinta a domingo, durante o almoço
Beverino
Embora eu tenha um bar de vinhos, sempre aprecio a experiência de beber no bar do outros, como acontece no restaurante Beverino, do Bruno Bertoli.
Ele é meu amigo e um dos sommeliers mais especializados que conheço, além de ter se tornado, aos poucos, o “artista oficial” dos cartazes da Enoteca.
O restaurante também conta com um cardápio de delícias, com opções como peixe fresco, salada, lula grelhada, massa fresca do dia e espetos de carne.
Beverino: Rua General Jardim, 702, Vila Buarque – SP/ Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 19h às 23h; sábado, das 13h30 às 23h
Due Vie Pizzaria
Fora da rota tradicional, a Due Vie é uma pizzaria em Cotia, perto do templo Zu Lai, a cerca de 45 minutos do centro de São Paulo.
A casa serve pizzas de fermentação natural, farinha orgânica e utiliza ingredientes agroecológicos nas receitas. Nas mesas, jogos de tabuleiro e dominó para passar o tempo, além de uma carta pequena, mas sempre presente de vinhos naturais.
Due Vie Pizzaria: Estrada Fernando Nobre, 914, Parque Rincão, Cotia – SP/ Tel.: (11) 99358-2826/ Horário de funcionamento: diariamente, das 18h30 às 23h
Báhn mi Vietnam
O Báhn mi Vietnam é um restaurante vietnamita pequeno, intimista e delicioso, localizado na Bela Vista, em São Paulo.
Sem pretensões de agradar para entrar em premiações e guias, se tornou um dos meus queridinhos pós-cinema na cidade — até porque amo cozinha do sudeste asiático e pimenta.
Báhn mi Vietnam: Rua Doutor Seng 44, Bela Vista – SP/ Horário de funcionamento: quinta, sexta, segunda e terça, das 12h às 15h30 e das 18h às 22h; quarta, sábado e domingo, das 12h30 às 16h30 e das 18h30 às 22h.
Dois Trópicos
Na dúvida se tomo um bom café coado, uma tostada ou um drinque com chai, vou no Dois Trópicos. A cozinha, que serve brunch o dia inteiro, sempre me dá conforto — e sou fã do ambiente e dos pratinhos.
Além disso, é sempre uma boa oportunidade para olhar as plantas e as belas artes na loja do primeiro andar.
Dois Trópicos: R. Mateus Grou, 589, Pinheiros – SP/ Horário de funcionamento: de quarta a sábado, das 9h às 18h; aos domingos, das 9h às 17h.
Onde os chefs bebem? André Mifano indica cinco destilarias nos Estados Unidos