Natal Luz de Gramado espera mais de 2 milhões pessoas em 88 dias de festa
A 39ª edição do Natal Luz, em Gramado (RS), começa oficialmente nesta quinta-feira (24) e segue até depois das festividades natalinas, em 19 de janeiro. São 88 dias de festa ao todo.
A expectativa de público na cidade durante o período é de 2,1 milhões de visitantes, segundo Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia municipal que realiza o evento.
A retomada da operação de voos no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o principal terminal de passageiros do Sul, deve facilitar a chegada de turistas à Serra Gaúcha.
Além de atrativos pagos, que ocorrem em certos dias da semana, uma programação gratuita toma conta do centro de Gramado ao longo de todos os dias do evento.
Desfile e show no lago
Um dos atrativos mais esperados desta edição é a volta do Grande Desfile de Natal às ruas do centro de Gramado. A parada, que ocorreu até o ano passado no Expogramado, conta com carros alegóricos, efeitos de luz, trilha sonora original e figurinos natalinos, além da presença do Papai Noel em meio a uma neve artificial.
O trajeto agora toma conta da Avenida das Hortênsias, entre a Rua Garibaldi e a Avenida Borges de Medeiros. O local conta com cadeiras pagas e lounge premium, mas o desfile também pode ser apreciado de forma gratuita no passeio público. As datas e valores podem ser conferidos neste link.
Outro grande atrativo é o Nativitaten, que ocorre em um palco montado no Lago do Serra Park, a uma curta distância da Avenida Borges de Medeiros. Com efeitos pirotécnicos e um enredo interpretado por cantores líricos e um coral, o espetáculo celebra o nascimento de Cristo, com direito ainda a balsas flutuantes e bolas infláveis com bailarinas.
O Nativitaten é realizado todas as quintas-feiras e sábados. As datas e valores podem ser conferidos neste link.
Ambos os eventos começam mais cedo neste ano, a partir das 20h, com término programado para 21h. Os acessos para os dois espetáculos abrem a partir das 18h30.
Programação gratuita
Entre as atrações gratuitas e diárias está a Casa do Papai Noel, aberta todos os dias, das 14h às 18h. No local, visitantes são recebidos por um Papai Noel em um cenário para fotos. A casa fica dentro da Vila de Natal, na Praça das Etnias, ao lado da rodoviária.
A Vila de Natal, inclusive, também oferece intervenções artísticas e produtos artesanais. Ela fica aberta todos os dias, das 9h às 21h, em que há atrações especiais às 16h.
A Rua Coberta ganha decoração especial e se transforma em palco para atrações musicais e performances de artistas locais de quarta a domingo, a partir das 19h.
Há ainda o “acendimento das luzes”, em que a decoração natalina da Avenida das Hortênsias é acesa diariamente, às 20h.
Na tarde do dia 26 de outubro, sábado, ocorre o Tannembaumfest, concurso de decoração de pinheiros natalinos na Avenida Borges de Medeiros que reúne famílias e empresas locais.
A programação completa por dia e horários pode ser conferida neste link.
Volta do Aeroporto Salgado Filho
A volta das operações no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, facilita a chegada de visitantes a Gramado. Após cerca de cinco meses sem receber voos comerciais devido às fortes enchentes no Rio Grande do Sul, o aeroporto recebeu o primeiro voo na segunda-feira (21).
Inicialmente, o aeroporto terá capacidade para 128 voos diários de rotas nacionais, entre 8h e 22h. A retomada integral das operações está prevista para 16 de dezembro, quando a pista será totalmente liberada, incluindo voos internacionais.
No fim de agosto, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou o repasse de R$ 426 milhões ao aeroporto para viabilizar a reconstrução da infraestrutura.
Situada a cerca de 115 km da capital Porto Alegre, Gramado é uma das cidades mais procuradas para viagens de lazer no país, principalmente durante o inverno. Em 2023, a cidade bateu recorde com mais de 8 milhões de visitantes. Gramado também é importante porta de entrada para a Serra Gaúcha, que reúne roteiros voltados ao enoturismo.
Parque temático do Sítio do Picapau Amarelo será inaugurado em 2025