Em Palmas, gestores públicos e privados debatem estratégias para implementação do programa de recuperação e conversão de pastagens
Dando continuidade à agenda de oficinas sobre as “Ações de Recuperação e Conversão de Áreas Degradadas”, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reuniu nesta quinta-feira (15), em Palmas (TO), gestores públicos e representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao setor agropecuário do Tocantins. O encontro teve por finalidade entender as aptidões do estado, identificando ações e áreas prioritárias, dentro dos 6 milhões de hectares com baixo e médio vigor produtivo existentes no estado e que são passiveis de recuperação.
As informações contribuirão para a implementação do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD), em convergência com o Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária 2020-2030 (Plano ABC+), proporcionando maior rentabilidade para o produtor sem comprometer a preservação ambiental.
Na ocasião, o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), do Mapa, Pedro Neto, destacou que Tocantins é um estado vocacionado para agropecuária e que recuperar as áreas de pastagem degradadas significa expandir, de forma sustentável, a produção do setor, que ocupa hoje cerca de 31% da receita do estado.
“Nosso objetivo aqui é, de forma participativa, reunir informações, estabelecer diretrizes e validar dados, para que possamos gerar um diagnóstico mais preciso, que aponte as necessidades do estado. Relatório este que irá auxiliar o PNCPD a se tornar uma política pública mais eficaz, capaz de atrair investimentos internacionais”, frisou o secretário.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Marcelo Lelis, parabenizou o Mapa pela iniciativa de reunir os atores locais para identificar as necessidades efetivas, no que tange à recuperação de pastagens degradadas no estado. “No Tocantins, as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura trabalham juntas promovendo o desenvolvimento de ações rentáveis e sustentáveis para a agropecuária, portanto, participar de um evento que discute um assunto de extremo interesse para o produtor tocantinense é de fundamental importância, inclusive para a política ambiental no estado”.
O assessor técnico da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Adenieux Rosa Santana, ressaltou que é necessário encontrar caminhos para que as áreas de baixo potencial produtivo cheguem, de forma sustentável, novamente a sua plenitude. “Estão aqui reunidas as instituições que fazem a diferença na agricultura do Tocantins, daí a importância dessa oficina. Acredito que juntos vamos conseguir definir estratégias para potencializar ações e trazer mais recursos para que possamos iniciar essa transformação, principalmente em pequenas e médias propriedades”, completou.
CONVERSÃO DE PASTAGENS
O PNCPD foi criado em dezembro de 2023, por meio do Decreto 11.815/2023. O Programa tem como finalidade promover e coordenar políticas públicas destinadas à conversão de pastagens degradadas em sistemas de produção agropecuários e florestais sustentáveis.
Entre as atividades previstas estão: a adoção e manutenção das tecnologias sustentáveis; o mapeamento das áreas prioritárias para o desenvolvimento de cadeias produtivas condizentes com a sociobioeconomia local e regional; o financiamento a produtores rurais; o desenvolvimento de planos de negócios de acordo com os mapas de aptidão (áreas e culturas/práticas agropecuárias prioritárias); entre outros.
Por MAPA.