Cultura Casearense

Documento oficial aponta “apagão cultural” em Caseara.

Documento oficial aponta “apagão cultural” em Caseara.
Publicado em 16/11/2023 às 10:41

O Inventário da Oferta Turística consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.

A inventariação é fundamental para o ordenamento da atividade turística das regiões. “A inventariação é um pré-requisito para que os municípios possam integrar o Mapa do Turismo brasileiro e usufruir das políticas públicas voltadas ao setor de turismo.

Foto: ASCOM/Divulgação.

Um inventário turístico é sempre um processo de pesquisa coletiva. É uma ferramenta de planejamento e dele se gera todo um processo de intervenção no território. Além de ser uma peça técnica, fundamental para o planejamento sustentável de um território e extremamente relevante para o autoconhecimento e valorização do patrimônio natural, cultural, infraestrutura e serviços por parte das comunidades, permitindo vislumbrar possibilidades de estruturação turística de produtos e destinos.

Atrativos culturais são elementos da cultura que ao serem utilizados para fins turísticos passam a atrair fluxos turísticos. São os bens e valores culturais de natureza material e imaterial produzidos pelo homem e apropriados pelo turismo, pode envolver; modos de criar, fazer e viver; as criações; as obras, os objetos, os documentos, as edificações e demais espaços para destinos diversos; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. Envolve ainda festas, celebrações, rituais, folguedos, jogos, saberes e fazeres e seus produtos, música, dança, práticas culturais coletivas concentradas em determinados espaços, fundadas na tradição e manifestadas por indivíduos ou grupos de indivíduos, como expressão de sua identidade cultural e social.

Contudo, algumas áreas apontam um apagão de políticas públicas destinadas ao setor como é o caso da “cultura local”! Veja abaixo que áreas como música, dança, artes cênicas, galeria de arte e artesanato, não consta nenhum registro local.

São consideradas atrativos turísticos as atividades econômicas que podem atrair fluxo de visitantes para conhecer, seja o processo produtivo envolvido ou alguma tecnologia ou mesmo alguma inovação no produto ou serviço envolvido. Podem envolver atividades ligadas ao extrativismo, agropecuária, comércio, indústria e tecnologia. Contudo, não foram identificadas atividades econômicas em Caseara (ligadas ao turismo cultural) informa o documento elaborado em parceria com o SEBRAE-TO. Para ter acesso ao referido “documento” acesse aqui!

Plataforma Integrada do Turismo

As informações coletadas no processo de inventariação serão inseridas na Plataforma Integrada do Turismo (PIT). A partir de dados confiáveis sobre a oferta turística regional, o levantamento poderá ser utilizado para consulta de estudantes, empresários e pesquisadores, ficando disponível para visitantes e planejadores. Além disso, permitirá a análise do significado econômico do turismo e seu efeito multiplicador no desenvolvimento municipal. Para conhecer o PIT, acesse aqui!.

Newsletter
Inscreva-se e receba nossas notícias em seu e-mail.