Copa Intercontinental: veja datas, jogos e times confirmados na disputa
A Fifa terá uma competição anual para substituir o “velho” Mundial de Clubes. A Copa Intercontinental contará com seis clubes e será disputado entre os meses de setembro e dezembro.
Até aqui estão definidos os representantes de todas as Confederações, menos da Conmebol. Al Ain-EAU, Auckland City-NZE, Al Ahly-EGT, Pachuca-MEX e Real Madrid-ESP já têm vagas garantidas.
A competição terá novidades. Diferentemente da disputa antiga, o representante da América do Sul não entrará de maneira direta na semifinal. O campeão da Libertadores vai entrar nas quartas de final e enfrentar a equipe representante da Concacaf.
O primeiro jogo do torneio será no dia 22 de setembro. O Al Ain vai enfrentar o Auckland City. O vencedor desse duelo enfrentará o Al Ahly, do Egito, no dia 29 de outubro, em Cairo, capital do país africano.
Um desses três clubes estará na semifinal. O adversário será o representante da Conmebol ou Pachuca. A final será contra o Real Madrid, no dia 18 de dezembro.
Veja os duelos
- Al Ain x Auckland City – 22 de setembro – Emirados Árabes Unidos
- Al Ahly x Al Ain/Auckland City – 29 de setembro – Egito
- Campeão da Libertadores x CF Pachuca – 11 de dezembro – Local a ser definido
- Al Ain/Auckland City/Al Ahly x Campeão da Libertadores/Pachuca – 14 de dezembro – Local a ser definido
- Real Madrid x Al Ain/Auckland City/Al Ahly/Campeão da Libertadores/Pachuca – 18 de dezembro – Local a ser definido
Super Mundial de Clubes
O Super Mundial de Clubes será disputado de quatro em quatro anos. A primeira edição do torneio nos Estados Unidos terá 32 participantes e será disputado de 15 de junho a 13 de julho de 2025.
A direção da federação internacional projeta uma receita de US$ 2,5 bilhões (R$ 12,4 bilhões) para o novo Mundial de Clubes.
O torneio será quadrienal, com a seguinte distribuição de vagas: 12 da Europa, seis da América do Sul, quatro das Américas do Norte e Central, quatro da África, quatro da Ásia, um da Oceania e outro representante do país-sede.
Os clubes serão divididos em oito grupos de quatro equipes, com os dois primeiros de cada passando para as oitavas de final, e a partir daí os confrontos serão eliminatórios, até a final.
Já são 30 classificados, dos 32 participantes. Resta a vaga da América do Sul e o representante do país-sede. A Federação dos Estados Unidos ainda não definiu o critério que usará para essa indicação.