Borussia Dortmund vai instalar quase 10 mil placas solares em seu estádio
O Borussia Dortmund vai instalar quase 10 mil placas solares na cobertura do Signal Iduna Park, passando a ter o maior sistema deste tipo de um estádio da Alemanha.
De acordo com informações do clube, essa transformação vai gerar eletricidade limpa suficiente para cobrir o equivalente do consumo de energia do clube durante todos os jogos da temporada, incluindo Champions League, Bundesliga e Copa da Alemanha.
Isso resultará em uma produção total de pico de 4,2 megawatts. Também está prevista a construção de uma bateria com capacidade de 3,4 megawatts-hora, fazendo com que o Parque Signal Iduna seja sempre abastecido de energia eléctrica mesmo em caso de falta de luz solar.
Para especialistas em gestão esportiva, os projetos de sustentabilidade são sempre bem-vindos no esporte e, nos últimos anos, eles têm representado uma tendência muito positiva.
“Isso ajuda a influenciar positivamente uma parcela significativa da população, uma vez que o futebol tem grande alcance e pode desempenhar um papel importante para a educação socioambiental na sociedade”, destaca Augusto Freitas, CEO da Cristalcopo, empresa idealizadora do Recicla Junto, projeto de reciclagem que atua no estádio do Criciúma.
Eurocopa
Na última Eurocopa, realizada em meados deste ano na própria Alemanha, seis dos dez estádios escolhidos para receberem as partidas do torneio possuíam sistemas de energia solar instalados, entre eles o do própria Borussia, com uma porcentagem menor.
Os outros são o Allianz Arena, do Bayern de Munique, o Deutsche Bank Park, do Eintracht Frankfurt, o Estádio Olímpico de Berlim, do Hertha Berlim, o MHP Arena, do Stuttgart, e o Red Bull Arena, do Leipzig.