Atleta mais alto da história das Paralimpíadas precisou dormir no chão em Paris

Atleta mais alto da história das Paralimpíadas precisou dormir no chão em Paris
Publicado em 03/09/2024 às 20:11

Morteza Mehrzadselakjani, o mais alto atleta da história das Olimpíadas, precisou dormir no chão em Paris 2024 por não ter uma cama capaz de comportá-lo, mas a situação “agora foi resolvida”, disse à CNN o Comitê Paralímpico Internacional (CPI).

Mehrzadselakjani — mais conhecido como Mehrzad — tem 2,46 metros de altura e é também o segundo homem mais alto do mundo, além de deter o recorde de seu país, o Irã.

Ele é uma peça vital na dominante equipe de vôlei sentado masculino do Irã, tendo desempenhado um papel fundamental na conquista do ouro nos últimos dois Jogos Paralímpicos.

Sem cama e sem comida o suficiente

Sua altura traz consigo requisitos especiais. O técnico iraniano Hadi Rezaeigarkani disse que, enquanto Mehrzad teve uma cama especificamente feita para ele em Tóquio, há três anos, algo similar não ocorreu em Paris.

Como resultado, contou o técnico, Mehrzad teve que “dormir no chão”.

“Ele não teve uma cama especial, mas ele tem o objetivo mais importante em mente”, disse Rezaeigarkani ao site oficial Olympics.com. “Para ele, não importa se ele vai deitar no chão ou se não vai ter o suficiente para comer. De qualquer forma, ele tem a vontade de ser campeão”.

Como Paris 2024 resolveu a questão?

No entanto, após a divulgação das notícias sobre as dificuldades de Mehrzad, os organizadores da Paralimpíada informaram a CNN que “a questão agora foi resolvida”.

“As camas na Vila Paralímpica são de design modular”, disse o CPI. “O time Paris 2024 recebeu um pedido do Comitê Paralímpico Iraniano e respondeu fornecendo duas extensões para a cama padrão”.

“Não houve qualquer outro pedido do Irã, mas as duas extensões não foram suficientes. Extensões adicionais agora foram disponibilizadas”, concluiu a nota.

Iraniano foi diagnosticado com acromegalia quando criança

A CNN procurou o comitê iraniano para comentar o assunto.

Mehrzad foi diagnosticado com acromegalia quando era criança, uma condição que causa excesso de produção do hormônio de crescimento.

Quando adolescente, uma fratura na pélvis após um acidente de bicicleta impediu que sua perna direita crescesse, tornando-a mais curta que a esquerda e dificultando a caminhada.

Segundo homem mais alto do mundo, Morteza Mehrzadselakjani tenta bloqueio em partida contra a Alemanha
Segundo homem mais alto do mundo, Morteza Mehrzadselakjani tenta bloqueio em partida contra a Alemanha • Jens Büttner/picture alliance via Getty Images

Sentado, Mehrzad atinge a altura de 1,82m

Sentado ao chão com os braços levantados, Mehrzad atinge uma altura de mais de 1,82m, tornando-o um triunfo inestimável na quadra de vôlei.

Mehrzad é um componente vital no recente sucesso do Irã no vôlei sentado, por mais que o país historicamente seja dominante na modalidade masculina há anos.

Desde a Paralimpíada de Seul 1988, o Irã levou sete medalhas de ouro de nove possíveis.

Newsletter
Inscreva-se e receba nossas notícias em seu e-mail.