50 Best Bars: Tan Tan é o único brasileiro entre os melhores bares do mundo
A lista com os 50 melhores bares do mundo de 2024 foi revelada nesta terça-feira (22) e apenas um endereço brasileiro consta no ranking. É o Tan Tan, em Pinheiros, em São Paulo. A relação foi divulgada em evento em Madrid, na Espanha, pelo The World’s 50 Best Bars, ranking anual que elege os melhores bares do mundo.
O Tan Tan aparece na 31ª posição – no ano passado, o bar em Pinheiros havia figurado no 56º lugar da lista estendida. Liderado por Thiago Bañares, o bar completou nove anos em 2024 e consta como figurinha carimbada nas listas de melhores bares do mundo nos anos anteriores.
Desde março, corre na casa a carta “Back to basics”, com 14 drinques, divididos em cinco famílias, em que o objetivo é fazer com que experts e não experts consigam explorar os coquetéis sem dificuldades.
“Esta é uma posição que nos traz muita responsabilidade, porque além de representar o reconhecimento do nosso conceito, nos torna representantes do nosso país”, afirma Bañares em comunicado.
Os 10 melhores bares do mundo
O melhor bar do mundo neste ano é o Handshake Speakeasy, na Cidade do México. Ele foi considerado ainda o Melhor Bar da América do Norte. Segundo a premiação, o bar secreto na região de Colonia Juarez é difícil de ser encontrado, mas aqueles que se sentam no balcão “são recompensados com uma experiência estelar”.
Na vice-liderança aparece o Bar Leone, que conquistou ainda os prêmios de Melhor Bar da Ásia e a nova entrada mais alta da lista atual. O bar trabalha com coquetelaria clássica e honra a Itália, com camisas de futebol antigas e fotos de ícones do país da bota penduradas no salão.
O Sips, em Barcelona, ficou em 3º lugar, sendo que em 2023 ele havia conquistado o posto de melhor do mundo.
Confira os 10 melhores bares do mundo de 2024, segundo o The World’s 50 Best Bars:
- Handshake Speakeasy (Cidade do México, México) *Melhor Bar da América do Norte
- Bar Leone (Hong Kong) *Melhor Bar da Ásia
- Sips (Barcelona, Espanha) *Melhor Bar da Europa
- Tayēr + Elementary (Londres, Inglaterra)
- Jigger & Pony (Singapura)
- Line (Atenas, Grécia)
- Tres Monos (Buenos Aires, Argentina) *Melhor Bar na América do Sul
- Alquímico (Cartagena, Colômbia)
- Zest (Seul, Coreia do Sul)
- Paradiso (Barcelona, Espanha)
Além do Tres Monos, do Alquímico e do Tan Tan, a América do Sul se destacou com outros quatro bares na lista. São eles: Lady Bee, em Lima (16º lugar); CoChinChina, em Buenos Aires (22°); Sala de Laura, em Bogotá (44º); Floreria Atlántico, em Buenos Aires (46º)
Confira a lista completa aqui.
Prêmios especiais
A noite também foi recheada de condecorações especiais. O prêmio de One to Watch, que aponta para um bar que tem se destacado no cenário da coquetelaria mundial e que tem potencial para aparecer na lista oficial nos anos seguintes, foi para o Cat Bite Club, em Singapura.
Anunciado anteriormente, o prêmio de Arte da Hospitalidade foi para o Caretaker’s Cottage, em Melbourne, na Austrália. O bar é descrito pela organização como despretensioso e com vontade construir uma comunidade, projetado para fazer com que os clientes retornem para novas descobertas ou para redescobrirem clássicos. Ele apareceu neste ano no 21º lugar do ranking.
O bar eleito a “lenda da lista“, que apareceu no ranking de maneira consistente desde 2016, foi o Floreria Atlántico, em Buenos Aires. O bar é um dos mais concorridos da capital portenha e fica escondido atrás de uma floricultura.
O título de “bartender dos bartenders“, categoria exclusivamente votada pelos colegas de profissão, foi para Iain McPherson, nome por trás do Panda & Sons, bar em Edimburgo, na Escócia. O profissional foi descrito pela organização como um “prolífico inovador dos coquetéis escoceses”, que faz do balcão um verdadeiro laboratório.
O melhor design para um bar foi para o Himkok, em Oslo, na Noruega, que funciona também como uma destilaria e que possui uma decoração inspirada nos speakeasies nova-iorquinos dos anos 1930. O bar ficou no 11º lugar da lista neste ano.
O bar premiado com a melhor carta foi o Lyaness, na região de South Bank, em Londres, que é pilotado pelo bartender Ryan Chetiyawardana, conhecido como Mr Lyan. A honraria de Ícone da Indústria foi entrega a Monica Berg, bartender e empreendedora por trás do bar londrino Tayēr + Elementary, que figura entre os cinco melhores bares do mundo neste ano.
A melhor nova abertura foi para o Superbueno, bar em Nova York que mistura raízes mexicanas com toques nova-iorquinos em um ambiente de cores fortes e luzes neon. A categoria de Sustentabilidade premiou o Zest, em Seul, na Coreia do Sul.
Já o bar que mais escalou posições em relação ao ranking passado é o The Cambridge Public House, em Paris.
Lista estendida
No começo do mês, a lista estendida com os melhores bares do mundo entre as posições 51 e 100 foi divulgada. Nenhum bar do Brasil aparece na relação, que reúne endereços de 35 cidades do mundo.
A Europa sai na frente com 18 bares, seguida pela América, com 14. A Ásia possui 13 endereços; já Austrália e África têm dois representantes cada e os Emirados Árabes Unidos possuem apenas um. Confira todos os destaques da lista estendida nesta matéria.
A lista com os melhores bares do mundo é divulgada desde 2009 e compilada por votos de cerca de 700 especialistas da área, incluindo bartenders, consultores, jornalistas e especialistas em coquetéis de todo o mundo.
Cada membro tem direito a oito votos com base em experiências dos últimos 18 meses. Os eleitores permanecem anônimos e o processo é confidencial – os votantes não podem eleger seus próprios bares e não devem ter interesse financeiro por trás da lista.
Bares de 35 cidades estão em lista do The World’s 50 Best Bars