Autoleitura pode ajudar clientes rurais a reduzir despesas com energia
Modalidade cresceu 10,3% em 2024
Clientes podem realizar a própria medição de consumo e utilizar aplicativo para entrar em contato com a Energisa
De acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 17,1% da população tocantinense mora na zona rural. E este público, que compõe um setor relevante para a economia, como a agricultura familiar e o agronegócio, pode realizar a autoleitura de energia, garantindo maior controle na conta de luz.
A autoleitura rural é autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e permite o acompanhamento da conta de luz mensalmente. Com as informações em mãos, os clientes podem informar o consumo por meio dos canais digitais da Energisa, tornando todo o processo mais rápido e prático. “Ao longo de 2024, recebemos quase 133 mil autoleituras de energia no Tocantins. O número é 10,3% maior que o registrado no ano anterior, o que mostra maior adesão do público”, explica a coordenadora de Leitura da Energisa Tocantins, Andrea Albernaz.
Os clientes que fazem a autoleitura devem seguir o calendário rural, entregue pelos leituristas ou disponíveis nas agências ou postos de atendimento da Energisa. Os dados de consumo devem ser informados com até três dias antes da data da próxima leitura, que também está indicada na conta de energia, ou seguir as datas informadas pelo calendário rural. As informações podem ser enviadas pelo app Energisa On, pelo WhatsApp Gisa, pela agência digital energisa.com.br ou, ainda, pelo 0800 721 3330.
“A realização da autoleitura é simples, basta o consumidor anotar o número que está no visor do medidor, acionar um dos canais de atendimento da empresa e repassar as informações. Um processo sem complicações e feito para melhorar o andamento do trabalho. Isso ajuda o cliente a economizar, pois permite um maior controle sobre o consumo”, enfatiza a coordenadora.
Por que a autoleitura é importante?
De acordo com a resolução da Aneel, as distribuidoras de energia têm permissão para fazer a leitura do consumo dos clientes rurais a cada três meses. Isso porque as distâncias entre os consumidores nessas áreas são muito maiores, além das dificuldades de acesso. Por isso, é importante que o cliente rural realize esse procedimento dentro das datas especificadas no calendário rural, para evitar que a medição do consumo seja feita com base nos últimos 12 meses.
Por Ascom Energisa.