Saúde
Município de Caseara é contemplado com a instalação de sala de estabilização na rede de urgência e emergência.
Foi publico no diário oficial do Estado do Tocantins nº 6730 de 07 de caneiro de 2025, a RESOLUÇÃO CIB/TO Nº 283, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2024, que dispões sobre a inclusão do Componente Sala de
Estabilização da Rede de Urgência e Emergência (SE) nos Planos de Ação Regional – PAR, no âmbito
do Sistema Único de Saúde do Estado do Tocantins.
Saiba mais:
A Sala de Estabilização (SE) é um componente fundamental da Rede de Atenção às Urgências (RAU), integrando a vertente pré-hospitalar fixo, local de assistência temporária e qualificada, visando atender às necessidades assistenciais de estabilização do paciente grave/crítico. Sua função é garantir assistência ininterrupta, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Como parte da Rede de Assistência Pré-Hospitalar Fixa, a SE está geralmente posicionada em Unidades Básicas de Saúde, Ambulatórios e Hospitais de menor porte. Esses espaços são especialmente equipados e preparados para prover suporte vital, monitoramento contínuo e intervenções rápidas para estabilizar pacientes em condições médicas graves, como traumas graves, paradas cardiorrespiratórias, insuficiência respiratória aguda, entre outras emergências médicas.
Equipada com dispositivos especializados, como monitores cardíacos, ventiladores mecânicos e desfibriladores, a SE também conta com uma equipe multidisciplinar capacitada, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, preparados para atuar em situações de emergência com eficácia e rapidez.
Além disso, a SE deve estar vinculada a um equipamento de saúde bem articulado e conectado aos outros níveis de atenção, para garantir o encaminhamento adequado dos pacientes para unidades de referência, assegurando a continuidade do cuidado necessário.
Fonte: MS