5 cinemas de rua para conhecer em São Paulo

5 cinemas de rua para conhecer em São Paulo
Publicado em 10/01/2025 às 07:08

O simples ato de ir assistir a um filme fica mais em evidência quando uma atriz brasileira realiza um feito inédito para o país. Foi o caso da vitória de um Globo de Ouro de Fernanda Torres, 59, pelo seu papel de Eunice Paiva no filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles.

A obra teve um sucesso tão grande que marcou 1 milhão de telespectadores em cinemas brasileiros em 11 dias após a estreia, em novembro do ano passado. Muitas dessas salas de exibição, inclusive, ficam em cinemas de rua. Então, por que não aproveitar para conhecer esses pontos culturais, históricos e turísticos de São Paulo?

O PlayArte Multiplex Marabá, antigo Cine Marabá, por exemplo, é um dos cinemas de rua mais antigos ainda em funcionamento — afinal, a inauguração ocorreu em 1945. Outros destaques são o REAG Belas Artes, fundado em 1956, e o Cine Marquise, de 1963.

Conheça 5 cinemas de rua em São Paulo:

1. REAG Belas Artes


REAG Belas Artes
Sala de exibição do REAG Belas Artes • Divulgação/REAG Belas Artes

Localizado no bairro da Consolação, o REAG Belas Artes funciona como um local de exibição de filmes desde 1956. Porém, foi só em 1967 que foi inaugurado como Cine Belas Artes. Em 2024, mudou o nome para REAG Belas Artes após novo patrocínio.

O cinema ganhou seis salas em 1980 — formato que mantém até hoje. Cada uma delas leva o nome de um artista brasileiro, como Helena Ignez e Carmen Miranda.

REAG Belas Artes: Rua da Consolação, 2423 – Consolação, São Paulo – SP / Confira programação aqui

2. Cine Marquise


Cine Arte
Antigo Cine Arte, atual Cine Marquise, no Conjunto Nacional • Wikimedia Commons

O tradicional Cine Marquise, antigo Cinearte, fica localizado no coração de São Paulo: no Conjunto Nacional, em plena Avenida Paulista.

Segundo o pesquisador Antonio Ricardo Soriano, do blog “Salas de Cinema de São Paulo”, a inauguração do Cine Marquise ocorreu em 1963 sob o nome Cine Rio. Na época, o cinema era composto por apenas uma sala de 500 lugares.

Atualmente, o local conta com três salas, sendo a maior com 370 lugares e a menor com 27.

Cine Marquise: Conjunto Nacional – piso térreo; Avenida Paulista, 2073 – Bela Vista, São Paulo – SP / Confira a programação aqui

3. PlayArte Multiplex Marabá


 Cine Marabá
PlayArte Multiplex Marabá, o antigo Cine Marabá, no centro de São Paulo • Wikimedia Commons

O PlayArte Multiplex Marabá, antigo Cine Marabá, é o cinema de rua mais antigo ainda em funcionamento da história de São Paulo.

Localizado na República, entre as avenidas São João e Ipiranga, foi fundado em 1945. À época, os empresários planejaram o local para ser um ambiente de luxo, que contava com apenas uma sala de mais de mil lugares.

Hoje, a PlayArte, empresa brasileira que distribui e exibe filmes, é a responsável pela gestão do local, que conta com cinco salas, sendo a maior com mais de 400 lugares.

PlayArte Multiplex Marabá: Av. Ipiranga, 757 – República – São Paulo – SP / Confira a programação aqui

4. Cinesala


cinesala
Cinesala é um dos cinemas históricos de São Paulo • Divulgação/Cinesala

Em funcionamento desde 1962, o Cinesala é um dos cinemas históricos — e de rua — da cidade de São Paulo. Localizado na Fradique Coutinho, em Pinheiros, o cinema nasceu com outro nome, o Cine Fiammetta, e ficou assim por 30 anos.

Em 1989, passou a exibir filmes clássicos e raros sob o título de Sala Cinemateca. Ganhou outros batismos nos anos 2000 até virar o Cinesala em 2014. Hoje, o local conta com salas que oferecem poltronas similares a sofás.

A programação é composta por filmes mais populares e por longas que a empresa considera autorais. Em anos recentes, foi escolhida como uma das salas de cinema mais confortáveis da cidade.

Cinesala: Rua Fradique Coutinho, 361 – Pinheiros, São Paulo – SP / Confira a programação aqui

5. Reserva Cultural


Reserva Cultural
Reserva Cultural funciona como um complexo que envolve gastronomia e lazer • Divulgação/Reserva Cultural

Fundado em 2005, o Reserva Cultural fica na Avenida Paulista, no prédio da Gazeta, e funciona como um complexo cultural: além das salas de exibições, há livraria, a cafeteria Pain de France e o restaurantes Bistrô Reserva.

O cinema nasceu com o intuito de exibir filmes independentes e fora do circuito comercial diante da chegada das grandes redes. A ideia partiu de Jean Thomas Bernardini, fundador da distribuidora Imovision. Antes de virar o Reserva Cultural, o local abrigava o Cine Gazeta.

Reserva Cultural: Avenida Paulista, 900 – Térreo Baixo – Bela Vista, São Paulo – SP / Confira a programação aqui

Outros cinemas de rua que valem a visita:

  • Espaço Augusta: é o antigo Espaço Itaú de Cinema. As cinco salas ficam na famosa rua Augusta e o local conta com uma livraria. Endereço: Rua Augusta, 1475 – Consolação, São Paulo – SP;
  • CineSesc: também localizado na Augusta, a fundação deste tradicional cinema de rua da capital paulista ocorreu em 1979. Cinéfilos contam com uma sala de exibição e um bar. Endereço: Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César, São Paulo – SP;
  • Cineclube Cortina: surgiu de um estacionamento que virou um pequeno cinema na República. Também conta com restaurante e bar e vira espaço para shows e festas. Endereço: Rua Araújo, 62 – República, São Paulo – SP.

Café Girondino reabre no centro de São Paulo com menu para qualquer hora do dia

Newsletter
Inscreva-se e receba nossas notícias em seu e-mail.