19º Boletim Climático e de Riscos de Incêndio: Nível das águas dos rios no Estado continua a subir, superando o ano passado

19º Boletim Climático e de Riscos de Incêndio: Nível das águas dos rios no Estado continua a subir, superando o ano passado
Publicado em 17/01/2025 às 11:42

O 19º Boletim Climático e de Riscos de Incêndio, divulgado nesta quinta-feira, 16, pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), referente ao período de 9 a 11 de janeiro, evidencia um aumento contínuo no nível das águas dos rios do estado em comparação ao ano passado.

 O destaque é para o Rio Paranã, que lidera o ranking com 7,59 metros, frente aos 4,00 metros registrados no mesmo período de 2024. O Rio Palmas aparece em seguida, com 5,51 metros (em comparação aos 3,07 metros de 2024), e o Rio Santa Tereza apresenta 5,22 metros, contra 4,21 metros no ano anterior.

Quanto às condições meteorológicas, o boletim detalha as precipitações e a umidade relativa do ar no Tocantins. Na Região Norte, a precipitação foi de 117,0 mm, com temperatura média de 25,1°C e umidade relativa de 91%. Na Região Central, as chuvas atingiram 120,3 mm, com temperatura média de 25,3°C e umidade relativa de 88%. Já na Região Sul, a precipitação foi de 75,2 mm, com temperatura de 24,6°C e umidade relativa de 88%.

Além disso, o boletim aponta que não foram registrados focos em virtude do aumento elevado das precipitações. Já a qualidade do ar continua sendo considerada boa, com base nas medições de material particulado (MP 2,47). Esses dados foram coletados pela estação de monitoramento instalada na Procuradoria Geral do Ministério Público do Tocantins (MPTO), em Palmas, e estão dentro dos parâmetros do Guia Técnico para o Monitoramento e Avaliação da Qualidade do Ar, do Ministério do Meio Ambiente.

Elaborado pelo Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma), vinculado à Semarh, o boletim fornece uma análise detalhada do monitoramento climático, focos de incêndio, níveis hídricos nas bacias hidrográficas do estado e a distribuição dos incêndios em áreas privada, pública estadual e federal.

Por Fabia Lázaro/Governo do Tocantins.

Newsletter
Inscreva-se e receba nossas notícias em seu e-mail.