10 exposições e obras para conferir em Miami durante a Art Basel 2024
Miami é incrível o ano todo, mas ganha contornos ainda mais especiais durante a Art Basel, feira de arte que transforma a cidade em um grande centro de arte e cultura.
O espírito artístico invade todos os cantos, proporcionando uma experiência única para quem está na cidade, o que inclui até trabalhos de artistas brasileiros. A Art Basel, que neste ano acontece entre 6 e 8 de dezembro, faz parte da Miami Art Week, a Semana de Arte de Miami, quando a cidade fica tomada por feiras paralelas e exposições temporárias.
Assim, as ruas se tornam uma galeria a céu aberto, com instalações públicas, esculturas, grafites, eventos e performances que criam uma atmosfera vibrante e tornam a cidade ainda mais dinâmica.
A seguir, confira uma seleção de exposições e obras que valem à pena conferir em Miami durante a Semana de Arte e da Art Basel Miami Beach 2024:
Confira 10 exposições e obras de arte para ver em Miami durante a Semana de Arte e da Art Basel Miami Beach 2024:
Fotografias nos muros
JR é um artista francês que trabalha com fotografias de grandes dimensões dispostas em muros e locais públicos. Sua presença é certa em Miami durante a Art Basel, portanto fique atenta às ruas, pois o artista costuma circular pela cidade com sua famosa caminhonete fotográfica.
Se tiver a sorte de encontrá-lo, não perca a chance de tirar um retrato e levar para casa uma obra assinada pelo artista, que é um dos nomes mais incensados da arte contemporânea atual.
E preste atenção nas fachadas dos prédios, já que JR tem o costume de transformar Miami em uma verdadeira galeria a céu aberto, aplicando suas gigantescas fotografias nos muros e criando uma experiência inspiradora no ambiente urbano.
Grafites em Miami Beach
Diretamente de Amsterdã, na Holanda, o STRAAT – Museu para Arte de rua e Grafite – participa de várias colaborações com a Scope Art Fair e o Museu do Grafite de Miami. A programação conta até com pinturas ao vivo.
Assim, espere por murais em grande escala em plena Miami Beach, uma oportunidade única de ver grandes nomes da arte urbana criando suas obras diante de nossos olhos.
E fique atenta: as paredes de Wynwood também ganham novas cores e desenhos das mãos de variados artistas urbanos, como o caso de pinturas ao vivo que ocorrem em determinadas datas no Wynwood Walls, o maior museu de arte de rua do mundo.
Arte nas areias da praia
Em frente ao hotel Faena, as areias de Miami Beach se transformam em mais uma galeria de arte ao ar livre.
Durante a Art Basel, artistas contemporâneos de renome apresentam instalações temporárias, conhecidas como site-specific, criadas especialmente para esse momento.
As obras são únicas e o destaque da vez é o artista visual Nicholas Galanin, da tribo Sitka, do Alasca, que apresenta uma obra em larga escala de quase 10 metros batizada de “Seletega”. A instalação tem mastros, velas e cordas de uma embarcação, fazendo referência à colonização europeia das Américas.
Elefantes invadem Miami Beach
Os elefantes estão em migração pelos Estados Unidos com a exposição “The Great Elephant Migration”, composta por mais de mais de 100 esculturas em tamanho real feitas por artesãos indígenas, que unem arte e conscientização ambiental.
Depois de Nova York, as réplicas de elefantes desembarcam em Miami Beach durante a Art Basel, em que ocupam a areia da praia na altura das ruas 37th e 38th Street.
Joias em Design District
Uma instalação imersiva da artista Nicole Nomsa Moyo, nascida no Zimbábue e criada na África do Sul, adiciona ainda mais beleza ao Design District durante o mês.
Inspirada nas tradições africanas, a obra interativa “Pearl Jam” traz colares, pulseiras e joias em grande escala, com cores vibrantes que celebram a riqueza cultural e o design contemporâneo.
Um detalhe interessante é que a instalação é formada também por mais de mil brincos confeccionados a mão por mulheres indígenas da África Austral com materiais locais.
Instalações na Lincoln Road
A Lincoln Road, calçadão ao ar livre no coração de Miami Beach com mais de 200 lojas, cafés e galerias, ganha instalações incríveis nesta temporada. Uma delas é a “XO WORLD”, escultura de 10 toneladas do artista norte-americano Daniel Anderson que celebra união, amor e paz. A obra foi revelada em 2021 em Nova York e rodou algumas cidades do mundo até desembarcar agora em Miami.
A “Dream Machine” é outra obra que chama atenção no pedaço. De autoria do artista visual Rubem Robierb, a obra se assemelha a asas de borboleta, que convidam os visitantes a sonhar alto. Segundo o artista, as asas “levantam voo para carregar os sonhos de uma geração cada vez mais desesperada que sonha com uma sociedade justa”.
As obras fazem parte de uma programação com mais de 20 ativações artísticas, incluindo exposições, esculturas e galerias pop-up, tornando Lincoln Road um ponto imperdível durante e depois da Art Basel.
No Vacancy: hotéis e arte
O projeto No Vacancy transforma 12 lobbies de hotéis de Miami Beach em galerias de arte, com instalações únicas de 12 artistas contemporâneos locais.
Entre os hotéis, estão nomes como o Faena Hotel, com a obra “Reflections of our Environment”, de Magnus Sodamin, inspirada na beleza da natureza e narrativas ambientais globais, assim como o Avalon Hotel, que abriga um projeto multimídia de Julia Zurilla, que usa o código morse em forma visual para abordar a urgência climática.
Carta branca da Maison Ruinart
Este ano, a Ruinart, uma das mais famosas casas de champagne do mundo, dá continuidade ao seu projeto artístico Carte Blanche, em que artistas contemporâneos selecionados honram o legado da maison e apresentam suas obras em mais de 30 feiras ao longo do ano.
Na Art Basel, o projeto de 2024 apresenta pela primeira vez uma visão coletiva e diversificada, com seis artistas de diferentes partes do mundo, que foram selecionados para dialogar com a natureza na região de Champagne.
Entre eles está o artista visual brasileiro Henrique Oliveira, que mostra uma escultura inspirada em uma videira invertida com raízes expostas no ar.
Marina Abramović em Miami
Considerada como a “rainha da arte performática”, Marina Abramović estreia uma coleção inédita de desenhos pessoais, poesias, fotografias e reflexões no Faena Art Project Room, espaço que abriga trabalhos experimentais e ideias inovadoras em plena Collins Avenue.
A exposição celebra o lançamento de seu livro “Nomadic Journey and Spirit of Places”, e oferece uma visão única do processo criativo de Abramović ao longo de sua carreira de quatro décadas.
Sobre Ana Luiza Brant
Formada em Comunicação e Audiovisual, além de ser Art Advisory e empreendedora no ramo cultural, Ana Luiza Brant atua com Arte Contemporânea desde 2011, mesmo ano em que fundou a plataforma Artscoop, que ampliou o mercado de arte no meio digital, trazendo mais acessibilidade e novas oportunidades para os apreciadores de arte.
Em 2019, fundou o CultureKids, projeto voltado para despertar a curiosidade das crianças e ensinar-lhes o valor da arte. Desde o início da carreira, o objetivo de Ana é o de tornar a arte mais próxima das pessoas, procurando maneiras criativas de conectar o público ao universo artístico e tornando o aprendizado mais atraente.